terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cena HQ apresenta o premiado quadrinho "Morro da Favela" na Caixa Cultural Curitiba

O projeto literário Cena HQ - patrocinado pela Caixa Econômica Federal - apresenta nesta quarta-feira (10), às 20h, o premiado quadrinho "Morro da Favela". A graphic novel é escrita e desenhada por André Diniz e a leitura cênica tem direção de Edson Bueno.
O quadrinho mostra a história do fotógrafo Maurício Hora, que mora no Morro da Previdência, no Rio de Janeiro. Durante a busca por sua identidade, Maurício pesquisou a história da sua comunidade e descobriu que suas raízes estavam cravadas na primeira favela brasileira, o Morro da Previdência, antes chamado de Morro da Favela.
Diniz usa o contraste seco do desenho em preto e branco para mostrar os tons de cinza do cotidiano de Maurício, sua relação com a vida e a morte, com a polícia e os bandidos, com a prisão e a liberdade e o asfalto. Maurício foi o primeiro fotógrafo a clicar um morro carioca à noite e expõe e relação dele com o pai, o primeiro traficante a criar uma boca de fumo no morro. É uma narrativa importante e necessária para se entender o dia a dia das favelas cariocas pelo ponto de vista de um homem comum, que buscou na fotografia sua identidade e acabou fazendo um registro que se tornou histórico.
A obra "Morro da Favela" foi premiada em 2012 com o troféu HQ Mix, a principal premiação brasileira de quadrinhos, na categoria Edição Especial Nacional. André Diniz estará presente após a leitura para um bate-papo com o público.
O ingresso corresponde a um livro não-didático ou um livro de quadrinhos. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário