terça-feira, 16 de outubro de 2012

Obra fundamental de Schubert é atração na Capela Santa Maria

Dentre as muitas formas musicais que tiveram ápice no Romantismo, cabe um capítulo a parte para o “lied”: canção geralmente escrita para piano e voz e em alemão. Diversos compositores se dedicaram ao gênero, mas nenhum teve seu nome tão ligado a este gênero quanto Franz Schubert (1797-1828), que escreveu cerca de 600 lieder. Há três ciclos de lieder de Schubert, sendo “Winterreise“ (“viagem de inverno”) o segundo e o preferido do compositor. É este ciclo que o cantor austríaco Norbert Steidl e o pianista paranaense Ben Hur Cionek mostram na Capela Santa Maria Espaço Cultural nestas terça e quarta-feiras (16 e 17), às 20 horas.
Raras vezes a obra foi apresentada em Curitiba na íntegra, dada a sua profundidade e dificuldades técnicas. São 24 lieder, compostos por Schubert em 1827, um ano antes de sua repentina morte, sobre poemas de Wilhelm Müller. A viagem ao inverno é uma metáfora do compositor para falar da solidão, da desilusão amorosa. Como nos versos de “Guten Nacht” (“boa noite”), o primeiro dos lieder e que apresenta a situação do narrador: “Não posso escolher a hora de minha viagem, preciso achar meu próprio caminho nesta escuridão”. Em “Erstarrung” (“gelo endurecido”), o narrador diz: “Beijarei o chão furando o gelo e a neve com minhas lágrimas ardentes até que possa ver a terra”. Não à toa, as tonalidades utilizadas por Schubert neste ciclo foram na sua maioria as menores.
Idealizadas pelo produtor Alvaro Collaço, estas apresentações de “Winterreise” foram possíveis graças ao Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, dentro do Edital “Música de Câmara na Capela Santa Maria”. Os recitais serão uma oportunidade rara para conhecer a obra por completo. E é para os intérpretes um desafio e, ao mesmo tempo, um exercício de paixão. A obra é uma das preferidas de Norbert Steidl, cantor austríaco como Schubert, e que hoje mora em Curitiba.
As apresentações de “Winterreise” integram a Série Música de Cämara da Capela Santa Maria Espaço Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro (rua Conselheiro Laurindo, 273), a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Informações pelo fone 3321-2840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário