quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cinemateca realiza mostra em homenagem a Helena Kolody

Nesta quinta-feira (12), a Cinemateca de Curitiba presta homenagem a uma das mais destacadas poetisas do Paraná, com a mostra de filmes "100 anos de Helena Kolody". Serão exibidos quatro documentários de realizadores paranaenses sobre a vida e a obra da escritora, falecida em 2004, aos 92 anos. Para o cineasta Sylvio Back, diretor de "Babel da Luz", um dos filmes da mostra, Helena Kolody é "uma estrela que nunca vai se apagar".
A programação é gratuita, com sessões às 16h, 18h e 20h. Os filmes a serem exibidos são:

BABEL DA LUZ (PR, 1992 - 10' - 35mm). Direção: Sylvio Back.
O curta apresenta um auto-retrato protagonizado pela poetisa paranaense Helena Kolody, e faz um apanhado geral de sua própria obra, angústias e aventura lingüística depois de oito décadas de vida.

AS HELENAS DE KOLODY (PR, 2012 - 15' - digital). Direção: Henrico Arana.
O cotidiano pacato não reflete a imaginação inquieta de Helena Kolody. Na Curitiba de 85, enquanto o suicídio aguarda uma linda jovem, a professora aposentada que se tornaria a maior poetisa paranaense cria sua obra buscando respostas para seus conflitos internos e sua arte. Pra que serve a poesia?

HELENA KOLODY (PR, 2003 - 20' - digital). Direção: Ademir Silva
Uma conversa com Helena Kolody, falando sobre amor, profissão, mundo atual e sobre poesia.

HELENA DE CURITIBA (PR/2006 - 32' - digital). Direção: Josina Melo.
Documentário sobre a vida e a obra da paranaense Helena Kolody (1912-2004), um dos principais nomes da poesia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário