sexta-feira, 26 de outubro de 2012

James Bond e Luiz Gonzaga são opções entre os filmes que estréiam nos cinemas

A nova aventura de James Bond e a cinebiografia do sanfoneiro Luiz Gonzaga dividem o público cinematográfico neste final de semana. Mas as opções em cartaz continuam interessantes. Filmes como “As Vantagens de Ser Invível”,”Intocáveis”, “O Contestado – Restos Mortais”, “Ted” e “Um Divã Para Dois” merecem ser vistos.

007 - Operação Skyfall  - O agente secreto mais famoso de todos os tempos volta aos cinemas em sua 23ª missão, novamente interpretado por Daniel Craig (“Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres”).
Nesta trama dirigida por Sam Mendes (“Beleza Americana”), a lealdade de Bond à M (Judi Dench) é testada quando o passado volta para atormentá-la. Com a MI6 sendo atacada, o agente 007 precisa rastrear e destruir a ameaça, sem se importar o quão pessoal será o custo disto.
O vilão da vez é o temível Raoul Silva, a quem o talentoso ator espanhol Javier Bardem (“Onde os Fracos Não Têm Vez”), impregna de psicologia, nuances e bastante humor, com um visual reformulado por um bizarro cabelo louro.
A nova Bond girl é a bela e carismática inglesa Naomie Harris. No papel de Eve, ela vai mostrar seu talento até com uma navalha, embora não exatamente para matar.
No elenco do filme ainda estão Ralph Fiennes (“Fúria de Titãs 2”), Albert Finney (“Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”), Ben Whishaw (“Perfume - A História de um Assassino”), Rory Kinnear (“007 - Quantum Of Solace”) e Helen McCrory (“A Invenção de Hugo Cabret”).

Gonzaga - De Pai Para Filho - No ano em que é comemorado o centenário do "Rei do Baião", chega aos cinemas esta cinebiografia nacional, assinada por Breno Silveira (“À Beira do Caminho”, "2 Filhos de Francisco").
O longa retrata a relação entre o sanfoneiro de enorme apelo popular Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991), que nunca foi valorizado como artista pelo pai.
O enredo acompanha a infância pobre de Gonzaga, filho de Januário, um respeitado sanfoneiro do sertão de Pernambuco e seu empenho em viver da música, apesar de todas as dificuldades.
Com o destino traçado pela pobreza, numa sociedade dominada por "coronéis", não restou outra opção ao menino Lula a não ser fugir de casa e ir para a capital, onde acabou se alistando no Exército. Graças a isso pôde enviar algum dinheiro à família e, posteriormente, partir para o Rio de Janeiro, já pensando em sobreviver da música.
Num dancing da cidade conheceu Odaléia, com quem se casou e teve o filho Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha. Mas a morte prematura da mulher, por tuberculose, acabou criando problemas no relacionamento entre pai e filho.

Sonhos em Movimento - Este documentário alemão é o registro de uma ousada manobra da coreógrafa Pina Bausch, um nome importantíssimo para a dança contemporânea.
Em 2008, poucos meses antes de sua morte, Pina levou de volta aos palcos seu famoso espetáculo “Kontkthof”. A diferença é que, desta vez, não foram os bailarinos profissionais de sua companhia de dança que interpretaram o trabalho, mas sim adolescentes de 14 a 18 anos que nunca tinham subido num palco antes e sem muito contato com a arte dos movimentos corporais.
O resultado deste projeto inusitado, os treinos e a opinião dos jovens que viveram essa experiência estão reunidos no longa-metragem assinado por Anne Linsel e Rainer Hoffmann.
Este é o segundo filme centrado em Pina Baush lançado em 2012. Em março, “Pina” levou aos cinemas quatro coreografias da coreógrafa em 3D, na obra dirigida por seu amigo de longa data Wim Wenders.

Sagrado Segredo - Drama nacional, é um depoimento emocional da trajetória de um artista buscando compreender e resgatar o sentido mais profundo da mensagem original de Jesus Cristo. O personagem central, um cineasta, é o protagonista do próprio documentário que realiza. O filme apresenta uma temática universal - o encontro da arte com a fé - pelo retrato da manifestação popular mais eloquente de Brasília, a Via Sacra de Planaltina. O físico quântico indiano Amit Goswami analisa em profundidade o que aproxima e o que diferencia o cristianismo das outras grandes manifestações de fé.
A direção é de Andre Luiz Oliveira e o elenco conta com Ana Cristina, André Amaro e Guilherme Reis, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário