sábado, 20 de outubro de 2012

Concerto matinal da Orquestra Sinfônica do Paraná terá regência do maestro John Neschling

O concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná deste domingo (21) terá a regência do maestro John Neschling e a participação da pianista Sylvia Tereza, ambos cariocas. O espetáculo começa às 10h30, no Guairão.
John Neschling é hoje um dos grandes nomes da regência, convidado para atuar com orquestras do mundo todo. Dedica-se especialmente à ópera e gravou, em Palermo, na Itália, uma Traviata de Verdi, com a soprano Daniela Dessì e o tenor Fabio Armiliato; no Teatro Colón, de Buenos Aires, regeu Don Giovanni, de Mozart, e, na Arena de Verona, La Bohème, de Puccini.
A apresentação começa com Passacaglia para um novo milênio, de Edino Krieger. Essa obra foi escrita para a OSESP e estreou em 1999, sob a regência do maestro Roberto Minczuk. Opõe-se às características clássicas da forma por ser escrita em linguagem pré-clássica, com elementos rítmicos e melódicos tipicamente brasileiros. Vários temas populares são vivenciados; entre eles, a Marcha Rancho, a Valsa e o Frevo.
Em seguida será apresentada a Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op. 43, de Sergei Rachmaninoff, com solo da pianista Sylvia Tereza e, para encerrar, a Sinfonia nº 5 em Ré Menor, Op. 47, de Dmitri Shostakovitch.
A solista Sylvia Tereza nasceu no Rio de Janeiro e tem se apresentado como solista, recitalista e camerista na França, Portugal, Alemanha, Suíça, Sérvia, Rússia, Dinamarca, Estados Unidos, Israel, Espanha, Japão e em todo o Brasil. Vencedora de 12 primeiros prêmios em concursos de piano, entre eles o Concurso Latino-Americano Gina Bachauer e o Concurso Nelson Freire.
Os ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada conforme previsto em lei). Informações: 3304-7982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário