sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

9ª de Beethoven encerra temporada da Orquestra Sinfônica do Paraná neste ano

A 9ª Sinfonia de Beethoven, considerada patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encerra a temporada de 2014 da Orquestra Sinfônica do Paraná. Serão duas apresentações no próximo fim de semana – no sábado (13), às 20h, e no domingo (14), às 18h30, no Guairão. Os concertos terão regência do maestro Roberto Tibiriçá e a participação de quatro solistas e do Coro Novaphilarmonia.
A 9ª Sinfonia é a última obra completa do gênero escrita por Ludwig van Beethoven, o mais respeitado e influente compositor de todos os tempos. A partitura original datada de 1824 é uma das mais preciosas obras, declarada Patrimônio da Humanidade em 2002. Das 200 páginas do manuscrito, duas estão na casa da família do músico, em Bonn (Alemanha), e três na Biblioteca Nacional de Paris. A Sinfonia foi composta em 1824, três anos antes da morte de Beethoven, época marcada pela surdez e solidão do músico e, também, pela criação de suas mais grandiosas obras.
O intervalo de 12 anos que a separa da 8ª Sinfonia, concluída em outubro de 1812, e o fato de Beethoven estar completamente surdo ao compor a obra, faz da 9ª Sinfonia uma obra imortal. A partitura apresenta grande teor de dramaticidade e elevado nível técnico instrumental e vocal. Seu último movimento é o grande “Ode à Alegria” (Hino à Alegria), escrito para grande coro.
Participam deste concerto 68 cantores do Novaphilarmonia, orientados pelo maestro Emanuel Martinez, e os solistas convidados, Rosana Lamosa (soprano), reconhecida como uma das mais importantes sopranos brasileiras que se apresenta nos principais palcos de ópera do Brasil; Ana Lúcia Benedetti (mezzo-soprano), premiada em diversos concursos nacionais e internacionais; Paulo Mandarino (tenor), importante nome da música que se apresenta constantemente nos principais teatros brasileiros em óperas, concertos e recitais;e Savio Sperandio (baixo), premiado como “Melhor Intérprete de Canção Brasileira” no IV Concurso Internacional de Canto Lírico Carlos Gomes.

Os ingressos para este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná é indicado para maiores de 7 anos e tem ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário