segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Mostra “Loren 80 - La Piu Bella” celebra aniversário da atriz italiana Sophia Loren

De 9 a 14 de dezembro (terça-feira a domingo), sempre às 19h, a Cinemateca de Curitiba exibe uma seleção especial, com curadoria do cineasta Antonio Cava, de filmes estrelados pela atriz italiana Sophia Loren, que completou 80 anos em 2014. No mesmo período, das 14h às 22h, o espaço também exibe uma exposição com 30 trabalhos do fotógrafo pessoal da atriz, Tazio Secchiaroli. No dia de abertura, às 18h, haverá coquetel, visita guiada da exposição com o curador Antonio Cava e breve debate sobre a filmografia de Sophia Loren com o crítico Marden Machado e o fotógrafo Dico Kramer.
Sophia Loren está entre as atrizes mais famosas do mundo e é considerada a estrela mais brilhante da Itália. Atuou em mais de cem filmes e ganhou prêmios como o Leão de Ouro em Veneza, cinco Globos de Ouro, o Bafta e um Oscar de Melhor Atriz.
Ainda adolescente, Loren foi descoberta pelo produtor Carlo Ponti, com quem se casou mais tarde. Estreou em Hollywood no filme “Orgulho e Paixão”, com Frank Sinatra e Cary Grant. Em 1962, levou o Oscar de melhor atriz por “Duas Mulheres”, de Vittorio de Sica. Foi a primeira vez que uma atriz recebeu o prêmio pelo desempenho em um filme de língua não inglesa.
Para marcar seus 80 anos, Loren protagonizou o curta “Voce Umana”, adaptação do texto de Jean Cocteau dirigida pelo seu filho Eduardo Ponti. Também lançou o livro de memórias Ontem, Hoje e Amanhã – A Minha Vida”.

Fotografias - O cineasta Federico Fellini foi quem descobriu e apelidou o fotojornalista Tazio Secchiaroli de paparazzo. O fotógrafo indiscreto virou até personagem no filme “A Doce Vida”, mas abandonou o trabalho de rua para se especializar na fotografia de bastidores. Procurava usar o mesmo filme dos diretores para que as fotos tivessem a textura do filme rodado. Loren e Marcello Mastroianni o tinham como fotógrafo pessoal, estabelecendo uma relação profissional e de amizade que durou anos. Secchiaroli morreu em 1998.
 Os trabalhos em preto e branco, também selecionados por Antonio Cava, foram digitalizados diretamente de fotografias e negativos originais, em Milão, sob supervisão do filho do fotógrafo, David Secchiaroli e da pesquisadora Giovanna Bertelli.
A mostra e a exposição têm produção da Cava Produções Artísticas e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Consulado Geral da Itália em Curitiba.

Programação:

Dia 9: MATRIMÔNIO À ITALIANA, de Vittorio de Sica. Comédia dramática. O filme de 1964 completa 50 anos. Domenico (Marcello Mastroianni) se encanta pela prostituta Filumena (Loren), e propõe que ela mude de vida.

Dia 10: UM DIA MUITO ESPECIAL, de Ettore Scola. Drama, 1977. Antonietta (Loren), negligenciada pelo marido fascista, e o radialista Gabrielle (Marcello Mastroianni) conhecem-se no dia em que Roma celebra a visita de Hitler a Mussolini.

Dia 11: ARABESQUE, de Stanley Donen. Suspense e ação, 1966. David (Gregory Peck), perito em leitura de hieróglifos, se infiltra em organização comandada por Nejim Beshraa. Ele conhece Yasmin Azir (Loren), a amante de Nejim, que o ajuda a fugir.

Dia 12: EL CID, de Anthony Mann. Épico, 1961. Charlton Heston e Loren estrelam esta super produção sobre a história do lendário herói espanhol.

Dia 13: ONTEM, HOJE E AMANHÃ, de Vittorio de Sica. 1963. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Loren e Mastroianni vivem encontros e desencontros em três divertidas histórias. Língua italiana legendas em português. 164 minutos.

Dia 14: OS GIRASSÓIS DA RÚSSIA, de Vittorio de Sica. Clássico romântico, 1970. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, Giovanna (Loren) se recusa a aceitar que o marido (Mastroianni) tenha morrido em combate na Rússia.

A Cinemateca de Curitiba está situada na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco. Com entrada franca, a mostra “Loren 80 - La Piu Bella” tem seus filmes indicados para maiores de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário