terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tecpar lança museu virtual da ciência e tecnologia do Paraná

Já está disponível para ser visitado pela internet o Museu Tecpar da Ciência e Tecnologia, desenvolvido para comemorar os 75 anos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O museu promove um tour em 360º em galerias virtuais que reúnem instrumentos laboratoriais usados desde a fundação do instituto e datas e fatos históricos que resgatam a sua história.
A plataforma virtual foi lançada na abertura das celebrações pelos 75 anos do Tecpar. A missão de criar o museu ficou a cargo do Centro de Informações e Estudos Estratégicos (Cies), que desde 2013 trabalha para concretizar o museu.
A ideia de criar um museu virtual, segundo Rogério Oliveira, gerente do Cies, foi disponibilizar o acervo para o maior número possível de visitantes. “O museu virtual é uma solução rápida e de fácil execução para levar o conteúdo para todo o estado. O museu resgata a história do Tecpar e da ciência e tecnologia no Paraná nos últimos anos em uma linguagem que atrai os mais jovens. Queremos com o museu criar referências à ciência para eles”, explica Oliveira.

GALERIA - O museu virtual homenageia o cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto, fundado em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas. A plataforma virtual apresenta a galeria de pesquisadores que passaram pelo instituto ao longo da sua história e de ex-diretores-presidentes que estiveram à frente da instituição, além de trazer imagens em 360º de equipamentos utilizados nos laboratórios desde a sua fundação.
Tão importante quanto apresentar informações sobre a ciência e tecnologia no estado do Paraná, salienta o gerente do Cies, é resgatar a memória da empresa para os colaboradores. “Todas as etapas da consolidação da nossa empresa estão registradas no museu. Essa plataforma mostra para os colaboradores de hoje como a instituição em que trabalhamos foi construída”, explica Moreira.

HISTÓRIA - Após ser fundado, o Laboratório de Análises e Pesquisas, fundado por Marcos Augusto Enrietti, foi transformado, um ano mais tarde, em Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do estado. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas , abrindo novas frentes de atuação à instituição.
A última mudança significativa aconteceu em 4 de dezembro de 1978, quando houve a troca do nome para Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a alteração da estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.
Nestes últimos 75 anos, o Tecpar se expandiu e hoje tem dois campi em Curitiba, um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na região metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, estando um deles em obras.
O Museu Tecpar da Ciência e Tecnologia pode ser acessado pelo site everest5.tecpar.br/museu_enrietti/flash/index_tecpar.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário