sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Com “Tchekov”, Ave Lola é indicada em 10 categorias ao Troféu Gralha Azul 2014

Na próxima terça-feira (16), às 20h30, acontece no Guairinha, a 35ª edição do Prêmio Gralha Azul. O evento, um dos mais importantes do Estado do Paraná, reúne os grandes nomes do cenário teatral da região que fizeram acontecer durante o ano de 2014. E a Ave Lola não poderia ficar de fora. Com 10 indicações, em diferentes categorias, a companhia comemora a fase e o sucesso do espetáculo “Tchekhov”, dirigido e adaptado por Ana Rosa Tezza, coordenadora e idealizadora do projeto. “É uma honra para gente. É a prova do reconhecimento. Além disso, essa é a chance da sociedade civil prestigiar as produções que se apresentaram no Paraná neste ano de 2014”, explica Ana.
Concorrendo as categorias de melhor Espetáculo, Direção, Atriz, Ator, Iluminação, Sonoplastia, Figurino, Cenário e Texto Original, o espetáculo “Tchekhov” foi encenado em três temporadas na Ave Lola, grande fomentador da cultura curitibana. A peça também foi apresentada no III Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos e em uma temporada de um mês no Sesc Santa, em São Paulo. Ana Rosa Tezza conta que as encenações que aconteceram fora do Paraná, trouxeram grandes frutos para 2015.  “Ano que vem estaremos nos apresentando em Manaus”, conta a diretora.
O espetáculo se desenvolve em dois atos. No primeiro, é retratada a saga de Aniuta, personagem do conto homônimo do dramaturgo Tchekhov. A jovem cigana, ameaçada, foge para Moscou e é acolhida por um estudante de medicina. Já no segundo ato, provocados pela dramaturgia de Anton Tchekhov, os encenadores Dantchenko e Stanislavski, membros do Teatro de Arte de Moscou, travam uma incansável busca por novos caminhos para a encenação teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário