quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Nova exposição de Rogério Diaz faz tributo à arte e ao rock and roll

Visitar a exposição de um dos mais reconhecidos e autênticos artistas paranaenses e sair levando um pouquinho de sua arte para casa. Em nova mostra, que entra em cartaz nesta quinta-feira (4), no Beto Batata Barigüi, além de apresentar uma séria composta por 20 desenhos inéditos, Rogério Dias também realiza uma sessão de autógrafos do livro “Ave, Rogério”. Como o artista tem o costume de também desenhar – ou rabiscar, como costuma dizer – juntamente com o autógrafo, cada livro se torna um exemplar único. "Gosto de preencher os espaços em branco, dar mais cor e vida ao papel", conta. Lançado em 2013 e assinado pela jornalista Adélia Lopes, o livro reúne imagens e histórias de sua trajetória como pintor, desenhista, designer gráfico, ator, publicitário e ilustrador.
O artista dispensa apresentações. O traço marcante e os pássaros coloridos retratados em suas telas bastam. Nesta nova exposição, batizada de “You are welcome – Tribute to rock and roll”, as influências e inspirações para seus desenhos mesclam o personagem Dom Quixote, clássico da literatura mundial escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes, e grandes astros do rock, como Slash. "A ideia foi retratar e prestar uma homenagem aos 'Dons Quixotes' de diferentes épocas, além de mostrar a importância do desenho, que é tão pouco valorizado no Brasil", explica.
Rogério Dias teve contato com as artes ainda na infância, quando auxiliava seu irmão mais velho, que era pintor, na limpeza dos pincéis. Já foi ilustrador, designer gráfico, ator e cenógrafo. A partir da década de 80, passou a dedicar-se exclusivamente às artes plásticas. Realizou experiências com escultura, colagem, fotografia e gravura até se encontrar na pintura, onde os pássaros atuam como o elemento central das obras que levam sua assinatura. Um dos artistas mais premiados pelo Salão Paranaense, Rogério foi criador do painel “300 Gralhas” (1993), que homenageia os 300 anos de Curitiba, e também do painel “Rio Iguaçu”, inaugurado em 1996 na capital paranaense.
A abertura da mostra, que leva para o papel as linhas e cores próprias de Rogério, com desenhos que passeiam por diversas fases de sua produção e expandem as possibilidades de expressão do artista, acontece a partir das 19h30.

O Beto Batata Barigui está situado no ParkShopping Barigüi (rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê) e a exposição de Rogéro Dias pode ser visitada até fevereiro de 2015, de segunda-feira a domingo, das 11h às 23h30, com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário