segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Caixa Cultural sedia mostra de cinema dedicada a Shakespeare

A Caixa Cultural apresenta, de 16 a 21 de fevereiro, a mostra inédita “Reinventando Shakespeare”. Com ingressos gratuitos, o evento exibe 16 adaptações cinematográficas das obras do autor inglês, assinadas por diretores como Jean-Luc Godard, Roman Polanski, Akira Kurosawa e Orson Welles. A programação inclui ainda sessões comentadas, mesa-redonda e uma palestra.
“Reinventando Shakespeare” celebra a genialidade do mais influente dramaturgo do mundo no ano em que sua morte completa quatro séculos. Com curadoria de Fábio Feldman e Marcelo Miranda, a mostra exibe filmes dirigidos por autores que estabeleceram novos diálogos com as peças shakespearianas, contemplando releituras provocadoras que expandiram o universo do autor e ajudaram a atestar sua relevância na história da arte.
Entre os destaques estão grandes clássicos do cinema, como “Ran”, de Akira Kurosawa, e “Falstaff”, de Orson Welles. Há também filmes menos conhecidos do grande público, mas considerados marcos pela crítica – o influente “Rei Lear”, de Peter Brook e o experimental “A Herança”, do brasileiro Ozualdo Candeias. “Rei Lear”, aliás, aparece em outra adaptação, dirigida por Jean-Luc Godard. “Hamlet”, de Grigori Kozintsev; “Macbeth”, de Roman Polanski e “Garotos de Programa”, de Gus Van Sant, também fazem parte da mostra.
Os curadores do projeto participam de duas sessões comentadas. Fábio Feldman estará com o público no dia 18 de fevereiro, na exibição de “Rei Lear”. Ele é professor, músico e crítico cinematográfico. Atualmente, trabalha como professor na Escola Livre de Cinema. Já o jornalista, professor e crítico de cinema Marcelo Miranda comenta “Falstaff – O Toque da Meia-Noite”, no dia 21. Miranda publicou em catálogos de mostras (Clint Eastwood, Alfred Hitchcock, irmãos Coen, John Carpenter, Charles Chaplin, Howard Hawks) e fez seleção de filmes ou integrou júris de festivais e mostras pelo Brasil.
Haverá também a palestra “Shakespeare – O Gênio Original”, em que Pedro Süssekind, doutor em Filosofia e especialista no autor inglês, examina as particularidades da obra do dramaturgo e como a crítica reagiu a ela ao longo dos séculos.
A mesa redonda “Hamlet – Poema Ilimitado”, no dia 19, contará com Celina Sodré e Liana Leão. Celina é diretora, dramaturga, atriz, pesquisadora e doutora em Artes Cênicas. Fez mestrado em Teatro pela University of London, na Inglaterra, com dissertação sobre as adaptações de “Macbeth” dirigidas por Roman Polanski e Akira Kurosawa. Já Liana Leão é graduada em Literatura Americana e Inglesa na Jacksonville State University, com especializações e pós-doutorado, além de fundadora e coordenadora do site www.shakespeare.ufpr.br.

SHAKESPEARE - Nascido em Stratford-upon-Avon em 23 de abril de 1564, William Shakespeare foi um dramaturgo, poeta e ator inglês. Considerado pelo crítico norte-americano Harold Bloom como “o maior escritor de todos os tempos”, o bardo, como era conhecido, permanece influenciando o trabalho de incontáveis artistas ao redor do mundo. Aclamado e respeitado ainda em sua época, foi proprietário de uma companhia de teatro em Londres, tendo escrito comédias e tragédias. Entre algumas de suas obras mais conhecidas estão “Macbeth”, “Hamlet” e “Rei Lear”.

As sessões da mostra “Reinventando Shakespeare” iniciam às 15h e a retirada dos ingressos acontece a partir das 14h para as sessões do dia. A programação completa está em www.caixacultural.gov.br. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário