terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Mostras da Bienal Internacional de Curitiba e fotografias de Guilherme Glück encerram em fevereiro no MON

As mostras da Bienal Internacional de Curitiba e “Glück, o Tempo e a Imagem” encerram dia 14 de fevereiro no Museu Oscar Niemeyer. A Bienal, aberta desde 3 de outubro, está em quatro espaços do museu: Olho, Torre e salas 1 e 3, e apresenta obras dos artistas Regina Silveira, Eliane Prolik, Julio Le Parc, Yumi Kori, Carlo Bernardini, Lars Nilsson, Alexander Kluge, Helga Griffiths, Jeongmoon Choi, Shirin Neshat e Davide Boriani. “A edição de 2015 da Bienal Internacional de Curitiba tem por tema a arte da luz, a arte com a luz, a arte feita de luz e que tem na luz sua matéria, seu material e conteúdo”, observa o crítico e curador geral Teixeira Coelho.
Já a mostra “Glück, o Tempo e a Imagem”, realizada em parceria entre o MON e o MIS (Museu da Imagem e do Som de Paraná), apresenta 100 fotografias de Guilherme Glück (1892-1983), que registrou entre os anos de 1920 e 1953 a cidade da Lapa, sendo considerado o fotógrafo oficial do lugar. Glück nasceu na região rural de Rio do Poncho, em Santa Catarina, filho de pai alemão e mãe de origem holandesa. Sua trajetória reflete também as mudanças sociais, políticas e arquitetônicas da cidade. “A mostra traz mais que o cotidiano de uma pequena cidade do interior, ela apresenta um registro histórico e iconográfico do local”, aponta o curador Ederson Santos Lima. A mostra está na sala 10 desde o dia 1 de outubro.

As mostras receberam mais de 120 mil pessoas em três meses de exibição. Mais informações: 3350-4000 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário