quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

MIS-SP recebe a mostra “O Mundo de Tim Burton”

Entre fevereiro e maio de 2016, o MIS, de São Paulo, será ocupado por uma das exposições mais aguardadas: “O Mundo de Tim Burton”. A exposição explora toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desde desenhos da primeira infância até sua carreira consolidada como diretor. A mostra “O Mundo de Tim Burton” foi organizada pelo Museu da Imagem e do Som e pela curadora independente Jenny He, em colaboração com a Tim Burton Productions.
A exposição reúne cerca de quinhentos itens, incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia, que inclui “Edward Mãos de Tesoura”, “O Estranho Mundo de Jack”, “Batman”, “Marte Ataca!”, “Ed Wood” e “Os Fantasmas se Divertem”, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.
A retrospectiva de trabalhos de Tim Burton foi originalmente montada pelo MoMA em 2009 e depois viajou para as cidades de Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Após estas paradas “O Mundo de Tim Burton” se aprofundou na temática de Burton, seus assuntos e sua perspectiva criativa única, apresentando mais de 150 novas obras não vistas na exposição anterior. Depois de paradas em Praga, Tóquio, Osaka e Brühl, o MIS será a primeira instituição da América Latina a sediar esta exposição.
Os visitantes podem esperar muitas surpresas. Entre as novidades estão a expografia especial, criada pela equipe do museu em parceria com a Caselúdico, e uma nova divisão das seções originalmente criadas. “O Mundo de Tim Burton” conta ainda com uma sala inédita que revela quais foram as inspirações que influenciaram o cineasta em seu trabalho. O espaço foi montado a partir de uma lista feita por Tim Burton. Entre os itens estão pôsteres promocionais dos filmes “King Kong” (1976) e “Frankenstein” (1931), uma cópia do quadro “A Noite Estrelada”, de Vincent van Gogh, e uma foto de Edgar Allan Poe. A mostra traz ainda uma sala dedicada a projetos não realizados, e outra, à sua filmografia.

BURTON - Timothy Walter Burton nasceu em 25 de agosto de 1958, em Burbank, sul da Califórnia (EUA). Quando era adolescente, entediado com a vida nos subúrbios, Burton se divertia pintando, desenhando e fazendo curtas. Em 1976, iniciou seus estudos no California Institute of The Arts e alguns anos depois, em 1979, entrou para a The Walt Disney Company onde conseguiu um emprego como estagiário de animação.
A carreira cinematográfica de Burton começou em 1985 na Warner Bros, com “As Grande Aventuras de Pe-wee”, “Beetlejuice” (1988) e “Batman” (1989), e sua reputação como um autor com um estilo visual único foi alcançada mundialmente com os sucessos de crítica e de bilheteria de “Edward Mãos de Tesoura” (1990) e “O Estranho Mundo de Jack” (1993). Em seus 18 longas, Burton explorou os mais variados e díspares gêneros como biografia “Ed Wood” (1994), ficção-científica, “Marte Ataca!” (1996), horror “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” (1999), fantasia “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” (2003), animação em stop-motion “A Noiva Cadáver” (2005), literatura infantil “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005) e musical “Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007).
Além do cinema, Burton realizou trabalhos para a televisão, comerciais, lançou livros e também empreendeu na internet. Para a televisão fez “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa” (1984) e “Alfred Hitchcock Presents: The Jar” (1986), comerciais para a  Hollywood Gum e Timex; na internet criou a web série “The World of Stainboy” (2000) e no campo musical dirigiu o videoclipe de “Bones” (2006), música da banda The Killers. Em 1997, publicou o livro ilustrado “The Melancholy Death of Oyster Boy and The Other Stories” e em 2003, a editora norte-americana Dark Horse Comics apresentou os bonecos colecionáveis Tragic Toys for Girls and Boys. Embora seja conhecido, sobretudo como cineasta, Burton tem prosseguido com seus projetos pessoais como ilustrador, pintor e fotógrafo.
A exposição “O Mundo de Tim Burton” é apresentada pela Cielo, com patrocínio da Multiplus; Deutsche Bank; Outback Steakhouse, Forever 21 e apoio do TozziniFreire Advogados, Chandon, Movida, Petz e Sky.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo está situado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa). A mostra “O Mundo de Tim Burton” pode ser visitada até dia 15 de maio; de terça a sexta-feira, das 11h às 20h; sábado, das 9h às 21h; domingo, das 11h às 19h. Visita gratuita às terças; às sextas e domingos, R$ 12,00 nas bilheterias; quartas, quintas e sábados, R$ 40,00, apenas com compra antecipada pela internet. Mais informações: (11) 2117-4777 ou http://www.mis-sp.org.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário