quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CJAP abre mostra em homenagem ao fotógrafo Macaxeira

Nesta quinta-feira (18), o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre uma mostra dos alunos em homenagem ao fotógrafo Macaxeira. A exposição reúne a produção artística dos alunos de todas as oficinas de artes visuais do segundo semestre de 2015, após o contato com a obra do fotógrafo. A mostra permanece até 20 de março e a entrada é gratuita.
Parte do trabalho dos alunos esteve em exposição na Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) na exposição “Obra & Vida Macaxeira”, que também apresentava fotos feitas pelo artista em seus 35 anos de carreira. Nesta continuação da mostra no CJAP, toda a produção fica disponível aos visitantes.

Macaxeira - Carlos Roberto Zanello de Aguiar, o Macaxeira, nasceu no dia 16 de outubro de 1949. Funcionário da secretaria desde 1980, Macaxeira faleceu no dia 9 de abril de 2015, deixando uma vasta obra e muitos admiradores de seu estilo fiel às origens da fotografia. Curitibano e morador do centro da capital, era um apaixonado pelo Paraná, sentimento que ficou retratado em seu trabalho como fotógrafo. Com seu chapéu panamá, marca registrada, percorreu o Estado retratando a cultura e a arte paranaenses, principalmente do litoral, o que deu origem ao seu principal trabalho, o livro “Fandango do Paraná – Olhares”.

CJAP - Situado na rua Mateus Leme, 56, o Centro Juvenil de Artes Plásticas tem como objetivo promover a cultura entre crianças e adolescentes, propiciando uma aproximação com a arte. Em mais de 60 anos de existência, nomes conhecidos das artes plásticas passaram pelo espaço, entre eles Carlos Eduardo Zimmermann, Eliane Prolik, Francisco Faria, Iza Figueredo, Jacira Grácia Pereira, Lina Iara Otto, Luiz Antonio Gagliastri, Maria Leocádia de Brito, Marcos Bento, Nésia Pinheiro Machado, Pedro Innocente e Rossana Guimarães. O local é uma unidade da SEEC e ministra cursos gratuitos para crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário