sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Museu da Fotografia recebe exposição “Corpo Sem Sinônimo”, de Luana Navarro

"Corpo Sem Sinônimo" é uma exposição individual da artista Luana Navarro e apresenta uma série de trabalhos em fotografia, vídeo e textos no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. A mostra, que faz parte do Edital dos Museus – Museu da Fotografia do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (Fundo Municipal da Cultura), tem curadoria da pernambucana Ana Luisa Lima e apresenta desde trabalhos com já oito anos de produção, caso da série Micro-Resistências (2008-2016), até produções inéditas como o vídeo Risco e Murmuro, de 2015.
Um dos conceitos que estrutura a exposição baseia-se na ideia de uma biblioteca para corpos em expansão que a artista dedica à sua avó paterna. A biblioteca é uma situação conceitual fluida que cria encadeamentos entre os trabalhos da artista e que tem no texto da curadora Ana Luisa Lima um ponto de acontecimento dentro da exposição.
Neste primeiro momento, a biblioteca também instaura uma série de falas performativas com a participação de diversos artistas da cidade, dentre eles: Amábilis de Jesus, Ronie Rodrigues e Gladis Tridapalli.
No dia 7 de abril acontece, dentro do espaço expositivo, o lançamento das publicações Corpo sem sinônimo (com imagens de Luana Navarro e texto de Ana Luisa Lima) e Assunto desconhecido (de Luana Navarro e Ronie Rodrigues).

Sobre a artista - Luana Navarro (Maringá, 1985) participou em 2012 do Seminário de Fotografia Contemporânea no Centro de la Imagem na Cidade do México, em 2015 fez parte da exposição Develar y Detonar realizada durante o Photoespaña em Madri e no Centro Nacional das Artes na Cidade do México. Recebeu em 2010 o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia– produção crítica e teórica. Participou da Bolsa Produção para Artes Visuais 05. Atualmente está terminando o mestrado em artes visuais na UDESC em Florianópolis onde pesquisa as relações entre corpo, performatividade e tempo. Participou de diversas exposições e festivais de fotografia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário