sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Solar do Barão vira unidade de preservação para viabilizar restauro integral do prédio

A Prefeitura de Curitiba transformou o Solar do Barão em uma Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP). A alteração, feita por meio do Decreto Municipal nº 30, de 12 de janeiro de 2016, dá a partida no processo de comercialização do potencial construtivo que vai permitir a restauração do prédio. O Solar do Barão, localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no Centro, já é um bem tombado pelo Estado do Paraná como patrimônio cultural do povo paranaense.
Como UIEP, o projeto de restauro será elaborado, bem como os levantamentos necessários para calcular o potencial construtivo a ser vendido e a quantidade de cotas disponibilizadas para permitir esse restauro. O mesmo já foi feito com relação à restauração de outros espaços da cidade, como a Catedral Basílica de Curitiba, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na praça Santos Andrade, a Sociedade Treze de Maio, a Sociedade Garibaldi, o Quartel da Riachuelo, o prédio do Ministério Público do Paraná que fica na avenida Marechal Floriano e a Casa do Estudante Universitário (CEU).
A oportunidade de restaurar um prédio dessa importância para a história e a cultura da nossa cidade é gratificante”, comentou o historiador Marcelo Sutil, que integra a Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural (CAPC) e a diretoria de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). “A importância do Solar do Barão vai além da arquitetura. Sua presença no cenário urbano e na memória emocional da população quanto ao seu uso relacionado às artes, o coloca num patamar especial. Seu restauro é muito bem vindo”, ressalta a arquiteta e urbanista da FCC, Dóris Teixeira.

História - O complexo cultural “Solar do Barão” é uma construção do final do século XIX, cujas obras foram iniciadas em 1880 com a finalidade de ser a residência do ervateiro Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Cerro Azul, fundador da Associação Comercial do Paraná (ACP) e político decisivo na participação da cidade de Curitiba na Revolução Federalista (1893-1895).
Adquirido pela Prefeitura de Curitiba em 1975, depois de ter sido utilizado como escola, loja maçônica e de ter sido ocupado pelo Exército Brasileiro para abrigar o 5º Distrito Militar (a partir de 1912), o prédio passou por uma restauração integral do conjunto arquitetônico entre 1980 e 1983 para se transformar em complexo cultural. Foram realizadas de tempos em tempos ainda intervenções pontuais para conservação e readequação dos espaços.
O “Solar do Barão”, na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, é uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), onde encontram-se instalados o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca do Município, além de abrigar hoje o Portal do Futuro da Regional Matriz. O projeto de restauro integral do prédio deverá levar em consideração, entre outras obras, intervenções para melhoria da acessibilidade no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário