terça-feira, 28 de novembro de 2017

Aniversário do Cemitério Municipal terá visita guiada e sarau de música

Os 163 anos de fundação do Cemitério Municipal São Francisco de Paula serão marcados por uma atração especial no próximo domingo (3). A visita guiada ao Cemitério, promovida pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, será temática e acompanhada de um sarau de músicas. Serão visitados os túmulos de compositores e intérpretes que fizeram a história musical do Paraná.  Nesta semana, além da visita guiada temática serão realizadas as visitas noturnas na quinta, sexta-feira e sábado (30/11 e 1 e 2/12).
De acordo com a pesquisadora Clarissa Grassi, esta é uma ação inédita no Brasil. “Temos o primeiro cemitério de Curitiba em processo de tombamento, recebendo uma ação fruto de parceria entre a Fundação Cultural e a Unespar – Universidade do Estado do Paraná, que vai levar instrumentistas e cantores para executar as composições de dez músicos que se encontram sepultados no mesmo local”, explica a pesquisadora. A ação comemora a data de fundação do cemitério (1º de dezembro) e o dia do músico (22 de novembro).
Resultado de uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o Núcleo de Estudos da Música do Paraná da Unespar, o projeto, denominado “Relicário da Música do Paraná”, tem o objetivo homenagear personalidades da música paranaense, através da rememoração de suas trajetórias e da execução de suas composições junto aos seus túmulos.
O grupo musical é composto por dez instrumentistas (flauta, clarinete, violino, viola, violão, acordeom, percussão e guitarra elétrica) e quatro cantores, coordenados pelos professores Marilia Giller e André de Souza. Ao longo da visita, enquanto Clarissa apresenta as trajetórias dos músicos, serão realizadas 18 intervenções musicais.
Entre árias da primeira ópera paranaense, “Sidéria”, composição de Augusto Stresser, e o rock de Ivo Rodrigues da banda Blindagem, personalidades como Bento de Menezes, maestro e fundador da banda da Polícia Militar do Paraná, a estrela do rádio Stellinha Egg, o compositor do hino do Paraná Bento Mossorunga, entre outros, serão homenageados em um evento com duas horas de duração.
As vagas são limitadas e os interessados em participar devem realizar a inscrição via e-mail, a partir das 0h do dia 28/11, encaminhando nome completo e número de RG de até três pessoas para o endereço visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.

MÚSICOS CONTEMPLADOS

- Bento de Menezes

- Augusto Stresser

- Raul Menssing

- Bento Mossorunga

- Stellinha Egg

- Bianca Bianchi

- Benedito Nicolau dos Santos

- Antonio Melillo

- Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

- Ivo Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário