quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Começa o Festival de cinema da Bienal de Curitiba

Nem só de Arte Contemporânea é feita a Bienal de Curitiba. A sétima arte, o cinema, também marca presença no evento. De 9 a 19 de novembro acontece o Festival de Cinema da Bienal de Curitiba, o FICBIC. O festival terá cinco circuitos – o Brasileiro, Clássico, Curto-circuito (infanto-juvenil), Diretor Homenageado, Mundial e Universitário. O Circuito Mundial se divide nas mostras australiana, chinesa, espanhola, norueguesa e israelense. Mais de 100 filmes vão ser exibidos em quatro espaços de Curitiba.
Na noite de estreia, o festival apresenta ao público curitibano o filme “Arábia”, dos brasileiros Affonso Uchôa e João Dumans. A exibição será às 20 horas no Espaço Itaú de Cinema. No mesmo cinema são exibidos todos os filmes do Circuito Brasileiro, que é o carro-chefe do festival, com exemplos recentes de premiados filmes nacionais. Os outros locais de exibição do Festival serão o Cine Guarani, a Cinemateca e o Cinepensamento; todos, exceto o Espaço Itaú, têm entrada gratuita.
O cineasta homenageado nesta edição vai ser o diretor e roteirista francês Jacques Demy, responsável por clássicos do século passado, como “Pele de Asno” (1970), “Os Guarda-Chuvas do Amor” (1967) e “Lola, a Flor Proibida” (1961) – todos longas que serão exibidos no FICBIC. A mostra trará cinco obras do diretor, sendo quatro delas em película 35mm.
O circuito Diretor Homenageado tem curadoria de Aristeu Araújo, assim como o Circuito Clássico; já os responsáveis pelos outros circuitos são Nicole Loiola (Circuito Universitário), Mariana Bernal (Curto-Circuito), Paulo Camargo e Denize Araújo (Circuito Brasileiro).
O Espaço Itaú de Cinema fica na Rua Comendador Araújo, 731, no Batel, e as entradas variam entre três reais (meia-entrada) e seis reais; o Cine Guarani, no subsolo do Portão Cultural, está localizado na Avenida República Argentina, 3430, em frente ao Terminal do Portão; a Cinemateca, fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 e o Cinepensamento é no 1º andar do SESC Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro).
Para mais informações, como a programação completa do evento, acesse a página oficial do Festival no Facebook, facebook.com/ficbic/ ou o site bienaldecuritiba.com.br/2017/cinema/


Nenhum comentário:

Postar um comentário