quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Jornal Cândido discute mudanças do mercado editorial brasileiro

A edição de novembro do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, tem como destaque as transformações do mercado editorial brasileiro nos últimos 40 anos. O jornalista e escritor Alvaro Costa e Silva assina reportagem em que mostra como as editoras, a partir dos anos 1970, se modernizaram ao deixar de lado o modelo familiar de negócio para investir em profissionais de outras esferas da cadeia do livro, como jornalistas especializados na cobertura de literatura.
O especial ainda traz uma entrevista com o fundador da Companhia da Letras, Luiz Schwarcz, que fala sobre o início da editora fundada em 1986 junto com a mulher, a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, além de temas que estão na pauta do mercado editorial, como a falta de um projeto educacional por parte do Estado brasileiro e a ascensão dos livros de youtubers. O bate-papo entre Schwarcz e o escritor Bernardo Carvalho abre a série Os Editores, que publicará 12 entrevistas com importantes profissionais do livro no Brasil.
A edição de novembro também traz um ensaio do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eduardo de Assis Duarte sobre a obra da escritora Conceição Evaristo. O acadêmico analisa o projeto literário da autora mineira, uma das mais destacadas ficcionistas brasileiras contemporâneas que resgata a fala e a memória da mulher negra em seus romances e contos.
Outro destaque é a entrevista com o escritor Lira Neto, que participou da edição de setembro do projeto Um Escritor na Biblioteca. Entre outros assuntos, o biógrafo revelou os bastidores de alguns de seus livros mais festejados, como as biografias de Getúlio Vargas e Maysa.
Entre os inéditos, há contos de Sidney Rocha e Franco Caldas Fuchs, além de poemas de Célia Musilli, Geraldo Magela Cardoso e Ruy Proença. Na seção Cliques em Curitiba, o convidado é o fotógrafo Carlos Domingues.

O Cândido, com tiragem mensal de 10 mil exemplares, é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, pelo correio para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em http://www.candido.bpp.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário