terça-feira, 21 de novembro de 2017

Gessy Gesse fala sobre relação dela com Vinicius de Moraes na BPP

A Biblioteca Pública do Paraná promove nesta quarta-feira (22) um bate-papo sobre o livro “Minha Vida Com o Poeta”, da escritora Gessy Gesse, que também autografa a obra. A mediação fica a cargo do jornalista e escritor Marcio Renato dos Santos. O evento acontece na Arena BPP, no Hall Térreo, a partir das 15h, e faz parte da programação do Mês da Consciência Negra, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.
A baiana Gessy Gesse nasceu em 1939 e ficou conhecida nacionalmente nos anos 1970 ao se casar com o poeta Vinicius de Moraes (1913-1980), tornando-se a sétima mulher do Poetinha. É sobre essa relação que a escritora fala em seu livro. São histórias sobre a convivência do casal, permeadas por comentários sobre a realidade social da Bahia à época.
A escritora, que viveu com o poeta e compositor durante 7 anos, revela como essa relação influenciou a vida e a carreira do autor, em parceria com Tom Jobim, de “Garota de Ipanema” - uma das canções mais tocadas no mundo. Ao conhecer Gessy, Vinicius mergulha no universo do candomblé e da capoeira para criar os afrossambas ao lado do violonista Baden Powell, o que representa uma nova fase em sua trajetória artística.
Além de atuar como produtora cultural, Gessy trabalhou como atriz nos anos 1960, em filmes como “Sol Sobre a Lama” (1963), de Alex Viany (1918-1992) e “Senhor dos Navegantes” (1963), de Aloiso T. de Carvalho. Entre as canções que Vinicius dedicou à sétima esposa, estão “Morena Flor” e “Samba de Gesse”.

Mais informações: 3221-4974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário