quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Curitiba recebe workshop de aquarela ministrado por Carlos Avelino

Nos dias 18 e 19 de novembro, a capital paranaense recebe o workshop “Curitiba Desenhada”, ministrado pelo artista e professor aquarelista de São Paulo, Carlos Avelino. Realizado na Pigmento Academia de Arte, o curso terá como foco o desenvolvimento de técnicas de aquarela por meio da captação de cenários, fachadas e a vida do cotidiano curitibano. Oferecido tanto para iniciantes quanto para os mais experientes, serão trabalhadas diferentes técnicas para desenvolver e aperfeiçoar o estilo de cada um dos inscritos.
No primeiro dia, os alunos receberão orientação de como produzir uma obra apenas por meio da observação, utilizando marcadores e aquarela. “O principal aspecto da aquarela é a captação do momento. Diferente da fotografia, esse tipo de arte requer muito mais concentração e paciência”, destaca Avelino. Para o segundo dia, os alunos poderão pintar ao ar livre para aplicar os conhecimentos adquiridos na primeira parte do workshop, dependendo das condições climáticas.
Eles poderão ver como realmente funciona a aquarela, que depende do tempo de composição das obras e registro no papel do cenário que se está vendo, o que é muito importante para se atentar aos detalhes”, comenta o artista. Além do curso do final de semana, na sexta-feira (17) haverá também a aula teórica “Do Marcador à Aquarela”, como demonstrativo das obras de Avelino e análise de imagens de referência. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas pelo e-mail pigmentoacademia@gmail.com.

Sobre o artista - Natural de São Paulo capital, Carlos Avelino é professor e especialista em aquarela. Atua nas áreas de cinema e animação, artes plásticas e ilustração. Trabalhou em diversas produções nacionais e internacionais, tanto para comerciais de TV quanto longa-metragens. Hoje, é coordenador de curso de pós-graduação em animação 2D e professor na Faculdade Melies de Cinema de Animação em São Paulo. Seu trabalho pode ser visto na exposição permanente da Pinacoteca de Ponta Grossa (PR) e também no livro Urban Sketches, que contém obras artistas do mundo todo. Além disso, realiza workshop de desenho e aquarela em diversas cidades do Brasil.

Sobre a Pigmento Academia de Arte - Referência em cursos voltados à arte tradicional ou artesanal, a Pigmento nasceu de um ateliê em casa e já está no mercado há dois anos. Danielle Neves, artista responsável pela escola, atualmente dá aulas de pintura a óleo, aquarela e desenho, todas as quintas à tarde e sábados pelas manhãs. A Pigmento (Rua 24 de Maio, 1624, Centro) promove workshops de diferentes temas, tendo como palestrantes diversos nomes, como o ilustrador chileno Gonzalo Cárcamo; o vencedor do Prêmio Jabuti 2016, Rogério Coelho; o pintor a óleo Alexandre Reider, entre outros. Mais informações: https://www.pigmento.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário