quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Mostra de filmes no Cineplus Agua Verde celebra o centenário do diretor Jean-Pierre Melville

Para celebrar os cem anos de nascimento do cineasta francês Jean-Pierre Melville, em 2017, a Fundação Jean-Pierre Melville, recentemente criada pelos sobrinhos do cineasta, Rémy Grumbach e Laurent Grousset, está promovendo ao redor do mundo uma mostra de obras do diretor restauradas digitalmente.
Em Curitiba, os filmes serão exibidos entre os dias 23 e 29 de novembro no Cineplus Água Verde (Shopping Água Verde), sempre às 21h, com ingressos a R$ 5,00. O organizador é o produtor, diretor e roteirista William Biagioli, que aposta na identificação que os filmes de Melville podem ter com o público curitibano. “A oportunidade de ver os filmes dele, em ordem cronológica e em cópias recém-restauradas, é muito importante, pois coloca Curitiba no circuito de cidades que já exibiu os filmes: Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro”, diz ele, que conta com o apoio da rede de cinemas

Cineplus e Institut Français - Biagioli é um dos mais atuantes cineastas do Paraná. Seu trabalho como produtor de mostras cinematográficas inclui as cinco primeiras edições do “Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba” (na qual também fez a produção e a curadoria do evento “Olhar Retrospectivo: Stanley Kubrick”, realizado na terceira edição).
Além disso, ele participou da produção de filmes que se destacaram internacionalmente, entre eles, “A Fábrica” (2012), que foi finalista do Oscar e “Pátio” (2013), selecionado para o Festival de Cannes. Em 2014, com o curta-metragem “Curitiba: A Maior e Melhor Cidade do Mundo”, Biagioli ganhou os prêmios de melhor roteiro, filme do público e filme do júri oficial no 16º Festival Kinoarte de Cinema. Já, em 2015, ele lançou “Para Minha Amada Morta”, que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Montreal. Seu mais recente trabalho é “O Estacionamento”, lançado em 2016, que foi eleito o melhor curta-metragem na 18ª edição do Festival do Rio e na 26ª edição do Curta Cinema.

Sobre Melville - Jean-Pierre Melville tem a sua obra associada ao film noir (um subgênero do filme policial) e continua a exercer uma forte influência sobre cineastas contemporâneos, entre eles Quentin Tarantino, John Woo, Jim Jarmusch e Masahiro Kobayashi. Uma prova desse respeito é o documentário “Sob o nome de Melville”, de Olivier Bohler, que foi produzido em sua homenagem.
Melville também foi precursor da Nouvelle Vague (movimento que procurava fugir das regras pré-estabelecidas pelo cinema comercial) e que consagrou nomes como Jean Luc Godard e François Truffaut. Como roteirista, produtor e ator, ele trabalhou com os maiores astros e estrelas francesas, entre eles, Alain Delon, Jean-Paul Belmondo e Catherine Deneuve. “Melville tem uma produção vigorosa de alguns dos mais belos e intrigantes filmes de suspense dos anos 1950 e 1960. Ele dominava como poucos a construção do suspense e sabia criar belos momentos”, diz William Biagioli.

Programação diária

23/11: 24 horas na vida de um palhaço (curta) + O silêncio do mar

24/11: Bob, o Jogador

25/11: Léon Morin, Padre

26/11:Técnica de um delator

27/11: O exército das sombras

28/11: O círculo vermelho

Fichas e sinopses

LEÓN MORIN, PADRE (“Leon Morin”, Prête - Itália/França, 1961), com Jean-Paul Belmondo, Emmanuelle Riva e Irène Tunc. Drama. Legendas em Português. Formato: DCP. Duração: 128’.
Sinopse - Durante a Segunda Guerra Mundial, a viúva Barny, ateia, manda sua filha meio judia para viver em uma fazenda antes que os alemães invadissem a cidade. Quando ela descobre que o irmão de seu chefe fora mandado a um campo de concentração por ser judeu, decide batizar a filha na religião católica e, assim, se aproxima do padre Léon, por quem acaba sentindo uma grande atração.

BOB O JOGADOR (“Bob le Flambeur” - França, 1955), com Roger Duchesne, Isabelle Corey e Daniel Cauchy. Policial (em branco e preto). Legendas em Português. Formato: DCP. Duração: 104’.
Sinopse - Bob, um velho gângster viciado em jogos de azar, está à beira da falência e decide roubar um cassino em Deauville. Tudo vai bem, até que a polícia toma conhecimento do plano.

TÉCNICAS DE UM DELATOR (“Le Doulos”, Itália/França, 1962), com Roger Duchesne, Isabelle Corey e Daniel Cauchy. Drama. Legendas: Português. Formato: DCP. Duração: 108’.
Sinopse - Quando o assaltante Maurice Faugel sai da cadeia, não perde tempo: ele mata Gilbert Vanovre, um antigo amigo seu e receptor, e rouba o dinheiro de um arrombador de cofres. Logo, Maurice trama um plano ainda mais ousado: ele planeja invadir e roubar a casa de um homem milionário.

O CÍRCULO VERMELHO (“Le Cercle Rouge”, França/Itália 1970), com Alain Delon, Bourvil e Gian Maria Volonte. Drama. Legendas: Português. Formato: DCP. Duração: 150’.
Sinopse - Corey é um charmoso ladrão que deixou a prisão no mesmo dia em que o assassino Vogel escapou da custódia do superintendente de polícia Mattei. Assim começa a parceria entre os dois bandidos, que juntos com um ex-policial planejam um roubo de joias.

O EXÉRCITO DAS SOMBRAS (“L’Armée des Ombres”, França/Itália, 1969),  com Lino Ventura, Simone Signoret e Paul Crauchet. Drama. Legendas: Em espanhol. Formato: DCP. Duração: 140’.
Sinopse - Em 1942, as tropas alemãs invadem e ocupam todo o território da França. A investida nazista faz com que diversos grupos formem batalhões de resistência à invasão. No entanto, por causa da ação de um traidor, Philippe Gerbier, um dos chefes das forças de resistência, é capturado e preso.

O SILÊNCIO DO MAR (“Le Silence de la Mer”, França, 1949), com Howard Vernon, Nicole Stephane e Jean-Marie Robain. Drama. Legendas: Em espanhol. Formato: DCP. Duração: 88’.
Sinopse - O tenente Werner von Ebrennac, um dos líderes da ofensiva nazista que invadiu e ocupou as terras francesas durante a Segunda Guerra Mundial, recebe uma casa, em um pequeno vilarejo, na qual pode ficar o tempo que quiser até o final do período da ocupação.

24 HORAS NA VIDA DE UM PALHAÇO (“Vingt-quatre heures de la vie d’un clown”, França, 1946)., com Béby e Maïss. Documentário. Legendas: Em espanhol. Formato: DCP. Duração: 22’.

Sinopse - Um dia na vida dos palhaços Beby e Maïss, que durante o dia encontram inspiração para as piadas que irão contar no circo a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário