segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Saxofonista Nailor Proveta se apresenta na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta nesta terça-feira (14), às 20h, a arte sofisiticada de Nailor Azevedo, conhecido no meio artístico como Proveta. Para a plateia, será um raro momento para assistir a um espetáculo de Proveta sozinho no palco, sem outro músico a acompanhá-lo. O repertório, todo baseado em choros, traz a estreia de uma obra inédita do compositor, pianista, arranjador e maestro Nelson Ayres, escrita especialmente para a série Solo Música.
Recitais de clarinete e saxofone solo são raros, porque são instrumentos melódicos e também porque são poucos os convites que aparecem a solistas, mesmo sendo eles virtuosos e tendo repertório para isso”, diz Álvaro Collaço, produtor e curador da série Solo Música que já apresentou recitais de flauta, fagote, oboé, eufônio, saxofone e clarinete. “Por sua sonoridade e virtuosismo, Proveta estava há anos em meus planos”, destaca o produtor. Foi a extrema facilidade para tocar e improvisar que fizeram Nailor Azevedo ganhar o apelido de Proveta nos anos 1970. No meio artístico, a impressão era de que ele “parecia ter vindo de outro mundo”, já pronto, daí ter sido apelidado com base na novidade da época: o bebê de proveta.

Carreira internacional - Nailor Proveta iniciou seus estudos em música aos sete anos de idade, com o pai. Logo partiu para o estudo de teoria e solfejo musical na Prefeitura de Leme, interior de São Paulo. Aos 16 anos seguiu para a capital paulista e integrou a orquestra de Sylvio Mazzuca. Aos 21 anos, começou a realizar apresentações no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e lá teve o privilégio de tocar com grandes artistas de renome internacional, tais como Joe Williams, Benny Carter, Anita O'Day, Sadao Watanabe, Paquito D´Rivera e Natalie Cole. Em seguida, participou da primeira formação da Banda Savana, comandada pelo maestro José Roberto Branco. No começo dos anos 1990, formou a Banda Mantiqueira com Edson Alves. Também fez turnês pelo Brasil com a Orquestra de Ray Coniff.
Em seu primeiro disco, Nailor Proveta teve a parceria de Edson Alves: "Rádio" (1993). Mais tarde vieram os discos com a Banda Mantiqueira e seu disco solo "Nailor Proveta - Tocando Para o Interior" (2007). O artista participou de três projetos desenvolvidos por Maurício Carrilhoe Luciana Rabelo para a Acari Records: "Mulheres do Choro" (2001), "Princípios do Choro" (2002 – caixa com cinco volumes, 15 CDs) e "Joaquim Callado, o pai dos chorões" (2004 - caixa com cinco CDs). Outros destaques são a trilogia “Brasileiro saxofone”, dois CDs com o violonista Alessandro Penezzi; e o CD “Nonada”, com Rodolfo Stroeter, Tutty Moreno, André Mehmari e Teco Cardoso.
Com a Banda Mantiqueira, Nailor Proveta gravou "Aldeia" (1996), "Bixiga" (2000), "Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Banda Mantiqueira e Luciana Souza" (2005), "Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Mantiqueira" (2005), "Terra Amantiquira" (2005), "Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Banda Mantiqueira com Monica Salmaso" (2007) e “Com alma” (2016). Nailor Proveta trabalhou com artistas brasileiros de grande destaque, entre os quais estão Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, Jane Duboc, Joyce, Cesar Camargo Mariano, Mônica Salmaso, Maurício Carrilho, Yamandú Costa e Renato Braz.

Indicada para maiores de 10 anos, a apresentação de Nailor Proveta tem ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário