quarta-feira, 8 de maio de 2019

Biblioteca do Museu da Imagem e do Som-PR reabre para o público


No ano em que completa 50 anos de existência, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) reabriu as portas de sua biblioteca para consulta, pesquisa e visitação pública. Desde que voltou a ocupar sua atual sede, na Rua Barão do Rio Branco, 395, em 2016, é a primeira vez que o acervo de livros, periódicos, catálogos e boletins será disponibilizado ao público, que poderá desfrutar de seus mais de dois mil títulos, que vão do cinema à literatura, passando por fotografia, música e televisão.
Para a diretora do MIS-PR, Cristiane Senn, a abertura da biblioteca é mais um passo importante no processo de aproximação entre a instituição e a comunidade. “Queremos que o museu seja um espaço de convívio, de sociabilidade, aonde o público possa vir para ler e pesquisar esse acervo tão diverso, que está à disposição de todos”.
Em um futuro não muito distante, acrescenta Cristiane, a intenção é também disponibilizar aos visitantes a coleção musical do museu, composta por LPs de vinil e CDs. A ideia é instalar na biblioteca aparelhos de som que permitam ao público explorar essa discoteca, fuçando e ouvindo a coleção.
Acreditamos que essa seja uma forma de incentivar as pessoas a conhecer o museu”, explica Cristiane, que acrescenta: “O público traz demandas e, nesse diálogo com os visitantes, teremos a chance de transformar a biblioteca, aos poucos, com o objetivo de atender aos interesses de quem pesquisa”.
Entre as obras que integram o acervo de livros da biblioteca do MIS-PR, o historiador e pesquisador José Luiz de Carvalho, funcionário da instituição, afirma que há alguns títulos raros, como “Iconografia Paranaense”, livro lançado em 1950 pelo professor, pesquisador e bibliófilo Newton Carneiro.
Há também estantes com publicações da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e títulos de literatura paranaense. Entre os periódicos, vale destacar exemplares das revistas Leite Quente, publicação da FVV que circulou entre o fim dos anos 1980 e a década de 1990, e Quixote, título editado pela SEEC nos anos 1990.
Carvalho ressalta que, mesmo fechada para visitação, a biblioteca e o acervo do MIS-PR têm sido importantes para estudantes que realizam suas pesquisas de mestrado e doutorado em diversas áreas. “Nossa intenção”, diz ele, “é que os autores destinem à instituição cópias impressas dessas dissertações e teses, para que possamos colocá-las à disposição de nossos visitantes”.

Mais informações: 3232-9113 ou www.mis.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário