terça-feira, 21 de maio de 2019

Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 34 anos ao som de Villa-Lobos e Shostakovitch


Maio é o mês de aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná, que celebrará seus 34 anos de vida com um concerto especial no dia 26 de maio, às 10h30, no Guairão. O programa, escolhido pelo maestro-titular Stefan Geiger, será o Concerto para Harmônica e Orquestra, de Heitor Villa-Lobos, e a Sinfonia No. 10, de Dimitri Shostakovitch. A primeira obra contará com a presença do gaitista José Staneck, que fará o solo da gaita de boca (harmônica) da música de Villa-Lobos.
Fundada em 1985 por entusiastas da música orquestral no Paraná, a Orquestra Sinfônica do Paraná é a primeira e maior orquestra pública mantida por um Governo de Estado. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, a OSP realiza múltiplas apresentações todos os meses a preços acessíveis para a comunidade local.
Teve como um de seus fundadores e primeiro maestro-titular o compositor Alceo Bocchino. Nascido em Curitiba, o maestro Bocchino foi aluno de Villa-Lobos e um dos compositores brasileiros mais relevantes no cenário orquestral no Brasil no final do século XX.
Em 34 anos de história, a OSP já tocou com mais de 50 maestros, recebeu um público de mais de meio milhão de pessoas e produziu grandes óperas como Aïda (1994), de Giuseppe Verdi, e João e Maria (2018), de Engelbert Humperdinck.
Além do repertório clássico de orquestra, a OSP já tocou ao lado de grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a Banda Blindagem. Desde 2012 traz também os filmes-concertos, apresentações de filmes mudos com a trilha sonora tocada ao vivo pela orquestra.
Ao todo, a orquestra possui quase mil obras catalogadas em seu arquivo musical, entre compositores brasileiros, internacionais e paranaenses. O corpo artístico é formado, atualmente, por 66 músicos e pelo maestro-titular alemão Stefan Geiger, além de uma equipe técnica, administrativa e de arquivo e a equipe geral do Teatro Guaíra.

Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e estão disponíveis na bilheteria do teatro ou pelo Disk Ingressos. Você encontra mais informações sobre os concertos de 2019 da Orquestra Sinfônica do Paraná neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário