sexta-feira, 24 de maio de 2019

O clássico “O Meu Pé de Laranja Lima” entra em cartaz no Guairinha


O Centro Cultural Boqueirão traz ao palco do Guairinha a sua nova produção, o espetáculo infantil “O Meu Pé de Laranja Lima”. As apresentações acontecem de 25 de maio a 2 de junho, sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 50,00 e 25,00 (meia) e estão à disposição na bilheteria do teatro e no Disk Ingressos.
O espetáculo conta a história de Zezé, um menino que refugia-se no sonho como uma possibilidade de sobrevivência. Como uma forma de seguir em frente, crescer e tornar-se adulto com a segurança de não perder-se da imaginação e da beleza. Não encontrando na família e nas pessoas a ternura e o afeto que necessita, Zezé entrega o seu amor às pequenas coisas, em especial a Minguinho, o seu pé de laranja lima.
Há no romance “O Meu Pé de Laranja Lima”, um clássico de José Mauro de Vasconcelos, uma dicotomia entre o sonho e a realidade, a inocência e a dura realidade da vida. O menino refugia-se no sonho como uma possibilidade de sobrevivência. Como uma forma de seguir em frente, crescer e tornar-se adulto com a segurança de não perder-se da imaginação e da beleza.
Então que a adaptação/direção, embora tenha a percepção de que o espetáculo deverá ser visto por um público de todas as idades, seguirá pelos caminhos dessa dicotomia. Ao mesmo tempo em que a realidade se manifesta, a procura pela fantasia deve equilibrar a cena.
O espetáculo fará um caminho seguro pelo universo do “realismo fantástico”, valorizando a beleza da literatura popular de José Mauro de Vasconcelos, dando relevo ao seu comentário esperançoso e buscando interação com o público a partir da voz de um menino, que em muitos aspectos é muito parecido com todos nós.
“O Meu Pé de Laranja Lima” é uma fantasia, mas, pode-se dizer com segurança que é uma “fantasia social”, porque não se desgruda nunca do rito de passagem, muitas vezes dolorido, que é a aventura de saltar da infância para a adolescência, misturando as necessidades práticas do dia a dia, com o mergulho no sonho e na imaginação que, futuramente, darão sustentação a grande viagem que é toda a construção de uma personalidade.
José Mauro de Vasconcelos equilibra em seu romance, o feio e o belo, com uma reflexão apaixonada. Ao mesmo tempo em que, com as palavras, tenta proteger seu personagem, entrega-lhe a doçura e a dor, como a consciência de que todas fazem parte da vida.
Os atores do espetáculo, como é necessário num teatro moderno e vibrante, fazem diversos personagens, num exercício de rodízio que valoriza o teatral e ajuda o público a refletir sobre a cena, ainda que a performance conduza-a cada vez mais para o conteúdo; e com o apoio de uma equipe técnica inspirada, a literatura de José Mauro de Vasconcelos ganha formas lúdicas e artísticas.
Como é do estilo e da consciência do diretor Edson Bueno e do Centro Cultural Boqueirão, encenar um grande autor é também homenageá-lo, ou seja, é procurar com a linguagem do teatro, dar voz à sua literatura, e ao mesmo tempo, à toda a literatura.
É preciso reafirmar junto às crianças e adolescentes, a importância da leitura e a transformação mágica, que ela pode fazer em suas consciências; além do poder de preparar-lhes para a vida.
O Meu Pé de Laranja Lima conta no elenco com Elenco: Wenry Bueno, Marcelina Fialho, Jeff Bastos, Tarciso Fialho e Lilian Marchiori. O texto e a direção são de Edson Bueno; Márcio Roberto é o diretor de produção; Mariana Zanette e Du Gomide assinam a direção musical; Chico Nogueira a sonoplastia; Ricardo Garanhani é o cenógrafo/figurinista; a iluminação é de Rodrigo Ziolkowski e Lilian Marchiori é a caracterizadora/maquiadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário