quarta-feira, 15 de maio de 2019

Exposição apresenta aquisições mais recentes do acervo do MON


A mostra “Com Título e Sem Título, Técnicas e Dimensões Variadas – Museu Oscar Niemeyer, Aquisições e Doações Recentes” será inaugurada na quinta-feira (16). São 54 obras, entre esculturas, instalações, gravuras, pinturas e fotografias de artistas paranaenses, nacionais e internacionais. A exposição fica em cartaz até 18 de agosto.
Muitas dessas obras chegaram ao museu por meio do programa Sou Patrono, criado pelo MON e pioneiro nessa forma de valorização da cultura no Paraná. Graças ao programa já foram adquiridas 30 obras, enriquecendo o acervo.
Todas as novas obras incorporadas ao acervo do MON, sejam vindas de doações ou por meio do patronato, passam pela rigorosa análise do Conselho Cultural”, explica a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.
Com curadoria de Agnaldo Farias, a nova exposição foi organizada por relações e não por escolas, regiões ou cronologia.
Segundo o curador, o público notará, entre as obras expostas, maior incidência de fotografias e pinturas de paisagens e retratos. “Isso demonstra a preocupação em fortalecer agrupamentos e reforçar pontos em comum, capazes de oferecer uma amostragem heterogênea da produção contemporânea”, disse.
Faria destaca que ao aumentar seu acervo um museu deve partir de critérios rígidos e transparentes. “Em primeiro lugar, pautar-se pela qualidade estética. Em segundo, pela preocupação em trazer à luz às questões mais importantes do nosso tempo, sejam elas consolidadas ou emergentes”.

Esta mostra fica aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia), na quarta-feira, a entrada é gratuita. Mais informações: 3350-4400 ou http://www.museuoscarniemeyer.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário