terça-feira, 7 de maio de 2019

Cultura indígena é tema de filmes, debates e mostra de artesanato


Uma exposição de artesanato indígena acompanhada de rodas de conversa com representantes de etnias do Paraná abriu a Mostra de Cinema e Debates sobre a Cultura Indígena, no Memorial de Curitiba. A partir desta terça-feira (7), a mostra poderá ser vista na Cinemateca, local de exibição dos oito filmes selecionados para o evento.
A mostra é uma parceria do programa Nós e o Meio Ambiente, da Fundação Cultural de Curitiba, com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e terá atividades para adultos e crianças. Os filmes serão exibidos na Cinemateca, até sexta-feira (10), às 14h e às 19h30. A participação em todos os eventos é grátis, mas os interessados devem se inscrever pelo email cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br.
Os filmes escolhidos são documentários e animações de curta duração e com temáticas variadas, como a rotina de um dos povos do Alto Xingu, os mitos da floresta e o extermínio de indígenas no Paraná. A tarde de quarta-feira (8) será reservada à exibição de dois filmes para crianças, que também poderão participar de atividades lúdicas com um representante caingangue.
Depois dos filmes para o público mais velho, haverá palestras ou debates. No último dia do evento, serão distribuídas mudas de plantas nativas após os debates.

POVOS NATIVOS - “O objetivo é proporcionar ao público infantil a oportunidade de conhecer a cultura indígena e, aos jovens e adultos interessados no tema, uma reflexão sobre a situação dos povos da floresta e como é possível ajudá-los a enfrentar seus desafios”, explica a coordenadora do programa Nós e o Meio Ambiente e da mostra, Márcia Squiba.   
Segundo o censo populacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, o Brasil tinha 896 mil índios - menos da metade dos três milhões da época do Descobrimento, há 519 anos. Cerca de 60% viviam no meio rural.
O Sul do País era a região com o menor contingente indígena (pouco menos de 75 mil pessoas). O estudo também catalogou mais de 270 línguas faladas pelos diferentes povos, que em 80% dos casos dominam o Português.


PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (8)

14h (programação infantil) - Mitos do Mondo: Como Surgiu a Noite (animação, BR, 2005, direção: André Lieban) e A História do Monstro Khátpy (documentário, BR, 2009, direção: Kamikia Kisêdjê e Whitnti Suyá. Em seguida, atividades com representante da etnia Kaigang.

19h30 - Shuku Shukuwe, a vida é para sempre (documentário, BR, 2012, direção: Agostinho Huni Kuin). Apresentação do músico descendente de índios Carlos Caruso.

Quinta-feira (9)

14h - Mato Eles? (documentário, BR, 1983, direção: Sérgio Bianchi). Em seguida, debate sobre a presença indígena nas universidades.

19h30 - Txirin, o batismo do gavião (documentário, BR 2017, direção: Isaka Huni Kunin e Carolina Canguçu). Apresentação do músico descendente de índios Carlos Caruso.

Distribuição de mudas de plantas nativas.

Sexta-feira (10)

14h - O Índio e O Trigo (documentário do acervo, década de 1950, direção: Nilo Velozzo). Em seguida, debate sobre Direitos Indígenas e Estado.

19h30 - No Coração dos Deuses (ficção, BR, 1997, direção: Geraldo Moraes).

Distribuição de mudas de plantas nativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário