terça-feira, 28 de maio de 2019

Sessão Sabedoria de maio exibe o filme “Histórias Cruzadas”


Maio chega ao fim com mais uma exibição do Sessão Sabedoria, projeto do Museu da Imagem e do Som do Paraná voltado para a plateia a partir dos 60 anos. A atração deste mês é “Histórias Cruzadas” (EUA, 2011), longa-metragem do diretor norte-americano Tate Taylor (de “A Garota no Trem”), adaptado do best seller homônimo de Kathryn Stockett.
1O filme, que será exibido dia 31, às 15 horas, com entrada gratuita, tem como personagem central a jornalista e aspirante a escritora Skeeter Phelan (Emma Stone, de “La La Land”), uma jovem branca que retorna a sua cidadezinha no interior do estado do Mississippi, no sul profundo dos Estados Unidos dos anos 1960, e resolve escrever sobre as mulheres negras que, desde o fim da escravidão, servem à elite local como empregadas domésticas.
A primeira a prestar depoimento a Skeeter é Aibileen (Viola Davis), criada de uma das suas melhores amigas de infância. Em princípio, as outras empregadas veem o projeto com desconfiança, receosas que revelar a verdade sobre o que acontece em suas relações com as famílias para quem trabalham pode lhes trazer problemas, como o desemprego.
Grande sucesso de bilheteria, “Histórias Cruzadas” foi indicado ao Oscar em quatro categorias: melhor filme, atriz (Viola Davis) e atriz coadjuvante, disputado por Jessica Chastain e Octavia Spencer, que acabou vencendo a estatueta.
Interessante painel das relações interraciais na América do Norte, em um momento em que os movimentos civis começavam a ganhar fôlego, o filme será tema de um debate mediado pelo historiador José Luiz Carvalho, após a sessão.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná está situado na Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro. Mais informações: www.mis.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário