quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Estado destina 78 obras para o Memorial João Turin em Curitiba


Pelo menos 78 esculturas originais do paranaense João Turin, que fazem parte do acervo do Estado, irão compor o memorial em homenagem ao artista, que será construído no Parque São Lourenço, em Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito Rafael Greca assinaram nesta quarta-feira (14), no Palácio Iguaçu, um protocolo de intenções que formaliza o repasse das obras de arte à prefeitura, para que sejam expostas no memorial.
Nascido em Morretes (Litoral) em 1878, Turin é considerado o precursor da escultura no Estado e um dos expoentes do Movimento Paranista, que buscava construir a identidade regional do Paraná por meio da arte e de símbolos como o pinheiro e a erva-mate. Junto com as obras que estão sob responsabilidade do Estado, o memorial também vai receber esculturas dos acervos da Casa João Turin e do empresário Samuel Lago, que detêm os direitos sobre o acervo do artista.
Além de expôr os originais, está na proposta do futuro Memorial Paranista um jardim com esculturas em grandes proporções das principais obras do paranaense. “João Turin é um dos maiores artistas do Paraná e teve grande reconhecimento internacional. Ele deixou um legado importantíssimo para o Estado, e agora esse grande projeto dará oportunidade para que mais pessoas tenham acesso a essas obras”, disse Ratinho Junior.
Muitas esculturas de Turin, que se especializou em obras que representam indígenas, figuras heroicas e animais, estão espalhadas por Curitiba, como o “Tigre Esmagando a Cobra”, localizada próximo ao portal de Santa Felicidade. Há 410 obras catalogadas, incluindo também desenhos, pinturas, design de moda e criações arquitetônicas.
O memorial será um legado à memória do grande artista João Turin 70 anos depois de sua morte”, afirmou Rafael Greca. “Curitiba já tem espaços que homenageiam as culturas polonesa, alemã, italiana, ucraniana, árabe e japonesa. Agora vai ter o parque do Paraná, o Memorial João Turin”, completou.

INFRAESTRUTURA – No encontro, também foram apresentadas obras de infraestrutura que estão sendo planejadas para melhorar a estrutura viária de Curitiba, com foco na mobilidade urbana e na integração do transporte público metropolitano. Os estudos e projetos técnicos estão sendo discutidos desde o início do ano pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Estão incluídos projetos como a ligação da Rodovia dos Minérios com a Rua Mateus Leme, no Abranches; a implantação de binário no Caiuá, o Viaduto do Orleans, e a conclusão do Eixo Leste, entre Pinhais e Curitiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário