quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em homenagem aos 350 anos da Catedral de Curitiba


No sábado, dia 31 de agosto, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O concerto, que terá início às 19h30, será uma homenagem ao jubileu de 350 anos da catedral. A entrada é gratuita e os lugares serão ocupados por ordem de chegada. Não haverá distribuição de ingressos.
A regência do concerto será feita por Carlos Prazeres, maestro-titular da OSBA, a Orquestra Sinfônica da Bahia. Conhecido por sua criatividade e habilidade com repertórios nacionais, o maestro irá reger um programa de quatro obras, duas delas com a presença do violinista de apenas 14 anos, Guido Sant’Anna, finalista do prêmio Menuhin, uma das principais premiações para jovens violinistas do mundo. Ele também já foi solista na Sala São Paulo, casa da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, localizada na Praça Tiradentes, é um símbolo turístico e histórico para Curitiba. A primeira capelinha foi construída no início do século 17, antes mesmo da data oficial de fundação de Curitiba, em 29 de março de 1693.
Em 1720, foi construída uma nova igreja, mas que devido a problemas estruturais, foi demolida e deu lugar à construção atual, inaugurada em 7 de setembro de 1893 como Matriz de Curitiba. O projeto de estilo neogótico é do engenheiro Conde Alphonse Des Plas, sendo a fachada projetada pelo arquiteto Luigi Pucci.
Em 1894, foi transformada em Catedral, quando tomou posse o 1º Bispo Diocesano de Curitiba, Dom José de Camargo Barrov. A partir de 10 de maio de 1926, quando Curitiba foi elevada à Arquidiocese, passou a ser Catedral Metropolitana.  O título de Basílica Menor foi concedido em 1993 pelo papa São João Paulo II.
Entre os anos de 2010 e 2013, a catedral passou por um processo de restauração, que envolveu todo o complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário