quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Show no Teatro Paiol homenageia o músico brasileiro Ernesto Nazareth

Nos dias 21 e 22 de agosto, às 20h, no Teatro Paiol, acontece o segundo show da série “História do Choro”, idealizada pelo bandolinista Daniel Migliavacca. A primeira apresentação, que aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, trouxe o flautista Toninho Carrasqueira e o violonista Lucas Melo homenageando os primeiros Chorões. Nesse segundo encontro, Daniel Migliavacca estará em duo com o acordeonista André Ribas, apresentando um repertório dedicado ao grande pianista brasileiro Ernesto Nazareth.
Considerada a primeira música urbana tipicamente brasileira, o Choro é um dos gêneros da música popular brasileira de maior prestígio no exterior, porém, pouca gente conhece a sua história e sua importância no Brasil. E foi pensando em celebrar e divulgar esse gênero, que o músico bandolinista Daniel Migliavacca idealizou essa série de shows.
Além de apreciar obras de compositores fundamentais para a História do Choro e para a música brasileira, o público curitibano poderá acompanhar encontros inéditos de músicos de destaque no cenário nacional e dedicados a produção e divulgação do Choro pelo mundo.
O projeto acontece uma vez ao mês até dezembro e cada edição terá dois shows seguidos no Teatro Paiol, com ingressos a preços populares de R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada). Além da venda presencial no Teatro Paiol e Capela Santa Maria, os ingressos também estão a venda pelo site do Alô Ingressos (pelo site, tem taxa de conveniência).

Confira o calendário dos shows:

21 e 22 de agosto
Daniel Migliavacca convida André Ribas para show dedicado à Ernesto Nazareth
Ernesto Nazareth pode ser considerado o pai do piano brasileiro e será interpretado pelo duo inusitado de bandolim e acordeon. Nesta edição, Daniel Migliavacca recebe o acordeonista André Ribas que tem se destacado no cenário da música instrumental e recebido prêmios pelo Brasil afora com o trio de forró Fuá de Latada.

25 e 26 de setembro
Daniel Migliavacca Quarteto convida Rogéria Holtz para show dedicado à Pixinguinha
Pixinguinha foi o maior compositor de choro de todos os tempos e um divisor de águas dentro da música brasileira, inclusive sendo um dos grandes precursores do samba ao lado de Donga e João da Baiana. Para esse concerto, Daniel Migliavacca se apresenta com seu quarteto tendo como convidada especial a cantora Rogéria Holtz. O repertório apresenta além de choros, alguns sambas de Pixinguinha com parceiros, como Vinicius de Moraes.

16 e 17 de outubro
Daniel Migliavacca convida Marcel Powell para show dedicado à Garoto e Waldir Azevedo
Garoto e Waldir foram músicos muito diferentes entre si e ambos deixaram choros que se tornaram clássicos e obrigatórios em qualquer roda de choro. Neste concerto, Daniel Migliavacca e Marcel Powell passeiam por esses clássicos em versões contemporâneas e vigorosas com muitos improvisos característicos do gênero. Vale destacar o “Chorinho do Ahú” que Garoto dedicou ao antigo cassino do Ahú em Curitiba após concerto feito no local.

5 e 6 de novembro
Daniel Migliavacca convida Alessandro Penezzi e Celsinho Silva para show dedicado à Jacob do Bandolim e Luperce Miranda
Jacob do Bandolim e Luperce Miranda foram os maiores nomes do bandolim brasileiro como instrumentistas e compositores. Neste encontro, Daniel Migliavacca recebe o virtuoso violonista paulista Alessandro Penezzi e o pandeirista carioca Celsinho Silva, filho de Jorginho do Pandeiro, para celebrar a obra desses dois gênios brasileiros mostrando a diferença de estilos entre eles através um repertório ao mesmo tempo sentimental e virtuosístico.

3 e 4 de dezembro
Daniel Migliavacca convida Sérgio Albach, João Egashira, Julião Boêmio e Ricardo Salmazo para show dedicado ao Choro Curitibano
Para fechar o projeto, este concerto é dedicado aos compositores curitibanos que se dedicaram e se dedicam ao Choro, mantendo viva essa tradição brasileira em Curitiba e pelo Brasil. Os convidados dessa edição são os destacados instrumentistas: Sérgio Albach (clarinete), João Egashira (violão), Julião Boêmio (cavaquinho) e Ricardo Salmazo (percussão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário