segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Museu Paranaense promove curso de introdução à arqueologia histórica


No dia 14 de agosto, das 14h às 18h, o Museu Paranaense promove o curso “Arqueologia Histórica no Paraná: Novas abordagens para revelar o passado” com a pesquisadora responsável pelo Departamento de Arqueologia do museu, Claudia Inês Parellada. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 13 de agosto de 2019 pelo link bit.ly/cursoarqueologia. O investimento é de R$ 50,00 e as vagas são limitadas.
O curso é destinado a pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o patrimônio arqueológico histórico do Paraná e a arqueologia musealizada. Serão apresentadas algumas pesquisas em sítios arqueológicos históricos, em áreas urbanas, rurais e unidades de conservação. Destaque para as novas tecnologias utilizadas na análise do acervo arqueológico do Museu Paranaense.

CONTEÚDO - Conceitos e métodos da arqueologia histórica, correntes teóricas, sítios arqueológicos históricos do Estado, políticas de preservação do patrimônio (legislação e gestão), tipologia dos vestígios arqueológicos, incorporação das coleções arqueológicas, inovações tecnológicas para acondicionamento e armazenagem de coleções arqueológicas, análises arqueométricas (macro e microscópicas; físicas e químicas) são alguns dos tópicos do conteúdo programático.

CLAUDIA PARELLADA - Arqueóloga com doutorado na USP (2006), mestre em Antropologia Social pela UFPR (1997) e geóloga pela UFPR (1987). Atua no Museu Paranaense desde 1984, e é a pesquisadora responsável pelo Departamento de Arqueologia do museu desde 1990. Executou e vem coordenando diferentes projetos de pesquisa arqueológica e etnográfica, especialmente no Paraná e no Mato Grosso, com publicações de alcance nacional e internacional. Ministra cursos de extensão em universidades brasileiras e em comunidades tradicionais; orienta e supervisiona alunos de graduação e pós-graduação; faz parte do corpo técnico de revisores de vários periódicos científicos.

PARTICIPAÇÃO - Quem precisar de declaração de participação na atividade deve solicitar o documento pelo e-mail museupr@seec.pr.gov.br.

REALIZAÇÃO - O curso é uma realização em parceria com a Sociedade de Amigos do Museu Paranaense.
Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário