quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Museu Paranaense promove visitas mediadas às sextas-feiras


Com um total de 4.700 m2 e várias exposições em andamento, visitar o Museu Paranaense é conhecer a história do Paraná desde os primeiros povos, cerca de 15 mil anos atrás, até os dias de hoje. Além do vasto conteúdo acessível ao público, o museu possui ainda quatro reservas técnicas que salvaguardam mais de 400 mil itens e sua sede, o Palácio São Francisco, é por si só uma atração à parte.
Para tornar a experiência de passear pelo museu mais interessante, o Setor Educativo passa a ofertar, todas às sextas-feiras, às 16h, uma visita mediada pelo espaço. A atividade é gratuita.
Uma das responsáveis pelo Setor Educativo, Sandra Gutierrez, explica que a visita revela curiosidades sobre o acervo, apresenta os primeiros povos e indígenas do Paraná, passando pela colonização espanhola entre outras temáticas. "Falamos sobre a história da casa, construída para a família Garmatter em 1928, e sobre as instituições que já passaram pelo local, como, por exemplo, sede do Governo do Paraná e do Tribunal Regional Eleitoral. Eu mesma fiz meu título de eleitor aqui e alguns visitantes também trazem essa memória", diz.

DINÂMICA - A visita inicia com uma apresentação no auditório e, em seguida, percorre todo o prédio histórico. Ao final da mediação, os visitantes podem continuar o percurso pelo anexo.
Não há restrição para faixa etária e os presentes podem interagir com perguntas, contribuindo com outras informações. "Às vezes temos, no grupo, um pesquisador que enriquece o passeio com algum dado diferente, com informações complementares e isso é muito bacana". A duração da visita mediada é de até hora.
Para participar é preciso se inscrever por meio de formulário disponível no site do museu. A inscrição é gratuita.

O Museu Paranaense está situado na Rua Kellers, 289, São Francisco e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 16h. Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário