quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Memorial Árabe é o 22º imóvel público curitibano recuperado pelo Rosto da Cidade


A Prefeitura de Curitiba deu início aos trabalhos de recuperação e proteção da pintura da fachada do 22º imóvel público dentro do programa Rosto da Cidade. O prefeito Rafael Greca acompanhou a limpeza do Memorial Árabe, que fica na Praça Gibran Khalil Gibran, no Centro Cívico.
Estamos aqui junto a esse monumento, que lembra os povos do deserto, para invocar o nosso amor por Curitiba e pelo Rosto da Cidade, que vem revitalizando o Centro Histórico”, disse Greca. O prefeito estava acompanhado do gerente do diretor de Parques e Praças da secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil, e acompanhou o início dos trabalhos de limpeza do espelho d’água do local.
Com seis etapas, o Rosto da Cidade é desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.
Além de 20 imóveis públicos já concluídos, há outros 60 particulares inseridos no programa, sendo 20 já pintados e com aplicação gradativa de resina antipichação e cinco com pintura em andamento. O 21º prédio público a receber intervenções é a Capela Santa Maria.
Além da recuperação e aplicação de resina antipichação, o programa prevê melhorias na iluminação e acessibilidade.

MEMORIAL - Construído em 1996, o Memorial Árabe homenageia a cultura do Oriente Médio em sua arquitetura, formada por uma abóbada, colunas, arcos e vitrais característicos das edificações mouriscas.
São pouco mais de 140 metros quadrados de área construída em formato de cubo sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, há uma escultura representativa do escritor libanês Gibran Kalil Gibran, que dá nome à praça.
O prédio abriga o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, com biblioteca pública, espaço para leitura e acesso à internet, sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação. Durante o evento, o prefeito também se reuniu com contadores de história do Memorial, que contam histórias das mil e uma noites para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário