quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Festival Internacional de Londrina começa nesta quinta-feira


Um dos festivais de teatro mais tradicionais do Brasil, o Festival Internacional de Londrina (Filo) começa nesta quinta-feira (15). Com o tema “FILO 50 +1?” o festival, que não foi realizado em 2018, volta a movimentar a cidade até 1º de setembro com muito teatro, música e debates sobre o fazer cultural. Ao longo das duas semanas o público poderá assistir a 28 espetáculos, com apresentações no Teatro Ouro Verde, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e outros espaços.
A abertura, às 20h30, no Ouro Verde, fica a cargo da Cia. do Tijolo, de São Paulo, com o espetáculo “A Cabeça Gosta de Pensar, Mas os Passos Tecem a Existência”. A programação conta com espetáculos de outras seis cidades brasileiras e duas montagens internacionais, da Itália e Argentina.
Espetáculos como “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin (RN), e “20 Mil Léguas Submarinas”, do grupo italiano Teatro Potlach, que celebra os 250 anos do livro de Júlio Verne, são algumas das atrações. O Filo também levará ações para praças públicas e espaços alternativos, envolvendo espectadores de todas as idades.

ORIGEM - O festival é um patrimônio artístico-cultural do Paraná. Tem suas raízes no Festival Universitário de Londrina, criado em 1968. Na época, a Universidade Estadual de Londrina ainda não existia. Havia apenas cinco faculdades distintas: Medicina, Odontologia, Filosofia, Direito e Ciências Econômicas.
O Festival Universitário incluía concursos de poesia, teatro, música e fotografia, entre outros. Com o passar do tempo, a música e as outras áreas perderam espaço para as artes cênicas. Em 1970, o festival passou a ser exclusivamente voltado ao teatro. Em 1988, tornou-se internacional, e dois anos mais tarde, em1990, passa a ser chamado Filo.
Atualmente, exibe espetáculos de diversas companhias nacionais e internacionais. O Filo integra o Núcleo de Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

COMPANHIAS LOCAIS - O “FILO 50+1” abre espaço privilegiado também para a produção teatral londrinense, com espetáculos como “Tango”, que traz de volta ao palco o Grupo Proteu. Haverá ainda um fórum de curadores com profissionais da área teatral convidados para pensar e propor ações para o Filo 2020, além de discussões sobre a circulação regional de espetáculos.
A grade de atrações integra, ainda, as Paralelas – uma série de atividades que incluem lançamentos de livros, oficinas, mesas e fóruns. O FILO também vai abrigar mais uma etapa do projeto Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira, que em Londrina terá leitura dramática e lançamento do livro “Onde e Quando Nós Morremos” (Où Et Quand Nous Sommes Morts), de Riad Gahmi (França), com tradução do Grupo Carmin (Brasil) e participação de atores de Londrina.

INGRESSOS - Os ingressos para o Filo 2019 podem ser adquiridos pela internet no site http://www.diskingressos.com.br e também nos pontos de venda: Óticas Diniz (em horário comercial e também no Catuaí Shopping e Norte Shopping) e Empório Amadeus (Mercadão da Prochet - Avenida Harry Prochet, 305 - Box 95 - terça a sexta, das 12h às 22h, sábado, das 10 às 20h, domingo, das 10h às 14h).
Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). O Filo concede os benefícios de meia-entrada estabelecidos por lei e também dá descontos a clientes e empregados das empresas patrocinadoras. Basta apresentar um documento comprobatório. A listagem completa dos benefícios está disponível no site http://www.filo.art.br.
O Filo 2019 é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac, apoio do Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM e apoio institucional da Associação Médica de Londrina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário