sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Sessão Sabedoria de agosto exibe o clássico italiano “Um Dia Muito Especial”


Para encerrar o mês de agosto, a Sessão Sabedoria, projeto do Museu da Imagem e do Som do Paraná voltado ao público com mais de 60 anos, exibe nesta sexta-feira (30), às 14h, o clássico “Um Dia Muito Especial” (1977), de Ettore Scola (de “Éramos Tão Felizes”). Estrelado por dois dos atores mais icônicos da cinematografia italiana, Sophia Loren e Marcelo Mastroianni, o filme conta a história do encontro entre Atonietta (Loren), uma dona de casa infeliz com sua vida cotidiana e com o marido, e seu vizinho Gabrielle (Mastroianni), um jornalista que acaba de ser despedido por ser homossexual.
Ambientado na Itália de 1938, a ação do longa-metragem ocorre no momento em que o ditador italiano Benito Mussolini recebe a visita do líder alemão Adolf Hitler, celebrando a aliança que desencadearia a Segunda Guerra Mundial. Com a ausência do marido fascista, que foi assistir à parada militar, os dois vivem um dia intenso de conhecimento, alegria, romance e poesia.
Consagrado pela crítica, “Um Dia Muito Especial” foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor ator (Mastroianni). O longa também venceu o Globo de Ouro e o César, maior premiação do cinema francês, na categoria de produção estrangeira. Após a exibição, haverá um bate-papo com o historiador José Luiz de Carvalho.

 O filme é indicado para maiores de 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário