segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Arte diversificada na Sala do Artista Popular

A Sala do Artista Popular(Rua Saldanha Marinho, s/nº - anexo à Seec), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, inaugura a mostra A Diversidade da Arte. São duas exposições com tipos bem diferenciados de trabalhos artísticos: a pintura e artesanato de Eloir Júnior e a latonagem de Cláudio Razera. A ideia é incitar a reflexão sobre os inúmeros métodos que o artista pode utilizar para exprimir sua criatividade. A abertura, com apresentação do grupo folclórico Boi da Lapa, acontece nesta terça-feira (5), às 18h. A exposição fica até o dia 31 de janeiro de 2011 e tem entrada gratuita.

Cláudio Razera trabalha com diversos materiais, como arame e madeira, mas nessa exposição mostrará seus artesanatos em chapas de metal, que produz há cinco anos. São 12 peças feitas exclusivamente para a primeira mostra da carreira do artista. Os objetos não têm uma temática específica, são elefantes, na obra Caminho das Índias; tropeiros e suas mulas em Caminho das Tropas; canhões; tanques de guerra; galinhas; dinossauros; além de girassóis e outras flores.

Observando as coloridas peças de Eloir Amaro Júnior é possível perceber a volubilidade do artista, que trabalha com pintura de telas, pêssankas, bonecas ucranianas, pratos de madeira, ilustrações em livros, sempre abordando a temática das etnias que formaram o Paraná em harmonia com os ícones do estado, como gralha azul, araucárias e pinhões. Ele utiliza uma linguagem näife, porém não tão primitiva, por ter um cuidado especial com sombras e proporções dos desenhos. Para essa exposição foram selecionadas 17 telas, 22 peças de artesanato, além de livros e cartões com ilustrações próprias – algumas produzidas especialmente para a mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário