sexta-feira, 8 de outubro de 2010

No teatro: As Centenárias

A amizade de Marieta Severo e Andréa Beltrão tem cerca de 20 anos, mas por conta da enorme cumplicidade que possuem dentro e fora dos palcos, elas costumam dizer que já se conhecem há mais de um século. Inspirado na relação das duas – e a pedido delas -, o premiado autor Newton Moreno escreveu a comédia As Centenárias, que está no palco do Guairão, até domingo. O trabalho marca a volta das atrizes ao gênero e à parceria com o diretor Aderbal Freire-Filho, iniciada há quatro anos na bem-sucedida montagem de ‘Sonata de Outono’.

O texto de Newton Moreno conta a história de duas amigas carpideiras que, no interior do Nordeste, passam a vida percorrendo velórios, chorando os mortos, ouvindo e contando histórias. Socorro (Marieta Severo) e Zaninha (Andréa Beltrão) iniciam ainda jovens uma forte amizade.

Ao longo da jornada, elas encontram personagens como o místico cangaceiro Lampião, um coronel traído e uma viúva inconsolável, até se depararem com a morte, que quer levar o filho de Zaninha. Durante a peça, as carpideiras entoam incelenças e cantos fúnebres.

O espetáculo, que estreou em 2007 no Rio de Janeiro, coleciona prêmios como o Shell, Contigo e Qualidade Brasil, nas categorias de melhor espetáculo, texto, cenário e atriz. O ator Sávio Moll completa o elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário