terça-feira, 26 de outubro de 2010

Peça inédita de Debussy no Música nos Museus

O Projeto Música nos Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, do mês de outubro apresenta um recital de piano e canto com Raul Passos e a mezzo-soprano inglesa, Penelope White. A novidade desta edição do evento, que acontece na próxima quarta-feira, dia 27, às 18h30, no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289), fica por conta da música Les Soirs Illuminés par l’Ardeur du Charbon(As noites iluminadas pelo ardor do carvão), última peça escrita por Debussy, nunca antes apresentada no Brasil. Além dessa, também estão no programa peças do Poulenc e Satie, como Je Nommerai ton Front e Le Chapelier, respectivamente. A apresentação tem uma hora de duração, com classificação livre e entrada franca.

A escolha do repertório aconteceu de acordo com a afinidade musical de Raul e Penolope, que têm preferência pelos compositores franceses da primeira metade do século XX. “De certa maneira, o começo do século passado foi o ápice do desenvolvimento da linguagem musical e, infelizmente, é pouquíssimo explorado no Brasil”, comenta Raul. Em um recital didático, os presentes poderão saber um pouco mais sobre os compositores e contexto histórico da época. “Quando o espectador conhece o que está ouvindo, aprecia a música de maneira diferente”.

O Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos músicos.

Para a Secretária de Cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e outras artes. "O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário