quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura

O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2010, anunciou nesta quinta-feira o comitê responsável pela premiação.
O comitê informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".
Vargas Llosa, que conquistou o sucesso internacional com o romance "A Cidade e os Cachorros", em 1966, é o primeiro escritor latino-americano a receber o Nobel de literatura desde que Octavio Paz foi premiado em 1990.
Suas obras são influenciadas pelas experiências de vida no Peru no final dos anos 1940 e anos 1950.
Vargas Llosa concorreu à Presidência do país em 1990 mas perdeu de Alberto Fujimori, que posteriormente teve que fugir do país e depois foi condenado por diversos crimes.
"Ele é um autor excepcional, e um dos grandes escritores do mundo de língua espanhola", disse à Reuters Peter Englund, do comitê do Prêmio Nobel.
"Ele é uma das pessoas que estavam por trás do boom literário na América Latina nos anos 60 e 70, e continua trabalhando e crescendo".
Englund disse ter telefonado para Vargas LLosa, que está dando aulas na Universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, para dar a notícia.
"Ele está em meio a um período de dois meses de aulas em Princeton, por isso foi um pouco embaraçoso lhe telefonar tão cedo. Mas ele já estava acordado desde as 5 da manhã, preparando uma conferência para Princeton. Ele ficou radiante. Ficou muito, muito emocionado".
Vargas Llosa já lecionou e realizou palestras em universidades da América Latina, nos Estados Unidos e na Europa e também é um jornalista e ensaísta renomado, disse o comitê.
O prêmio de 10 milhões de coroas (1,5 milhão de dólares) é o quarto Nobel a ser concedido este ano. Os primeiros foram os de Medicina, na segunda-feira, Física, na terça-feira, e Química, na quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário