quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Grande Volta estréia no Fernanda Montenegro


Em 2001, Paulo Autran se apaixonou pela peça “Le Grand Retour de Boris S.”, de Serge Kribus, começou a traduzi-la e a preparar a sua montagem. Mas o grande sucesso de “Visitando o Sr. Green” acabou por mudar seus planos. Agora, passados alguns anos, Marco Ricca dirige A Grande Volta, montagem do texto que tanto interessou ao grande mestre, com Fúlvio Stefanini e Rodrigo Lombardi interpretando pai e filho, protagonistas de uma história que fala de amor, comprometimento, medo, solidão, sonhos, falhas e de um belo encontro.

O espetáculo estará em cartaz neste final de semana no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel), sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h. O ingresso tem o valor único de R$ 80,00.

O momento é de crise para o publicitário Henrique (Rodrigo Lombardi): ele acaba de perder o emprego, sua esposa o deixou levando o filho pequeno, e, para completar, seu pai Boris (Fúlvio Stefanini), sem aviso prévio, mudou-se para sua casa. Boris é um ator velho, ultrapassado, há muito tempo fora dos palcos, que acaba de ser chamado para viver um personagem clássico - e dos mais importantes da dramaturgia mundial: o Rei Lear, de Shakespeare.

A peça de Serge Kribus, tocante e muito bem construída, explora a relação entre pai e filho e as questões de identidade delas decorrentes. O tom às vezes irônico e rude leva, a uma profunda humanidade. Nós somos o que somos, mas também aquilo que os nossos pais nos transmitiram. Henrique não pode fugir de seu pai, apesar do profundo desejo que ele tem de distanciar-se dele. A verdade está aí, os dois homens se parecem. Como em um espelho, pai e filho devolvem um para o outro o mesmo discurso, os mesmos erros, o mesmo medo e a mesma loucura.

Com produção local de Verinha Walflor, A Grande Volta tem cenografia de André Cortez, figurinos de Letícia Barbiere, iluminação de Maneco Quinderé, trilha sonora de Eduardo Queiroz e produção de Germano Soares Baia e Giuliano Ricca. A direção é de Marco Ricca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário