segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Exposição na Biblioteca Pública leva a passeio por bairro de Curitiba

A exposição Viagens, da artista plástica Lucile Justus, leva o público a passeio pelo Ahu. Os 45 mais recentes trabalhos, produzidos especialmente para esta mostra, estão no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná (rua Cândido Lopes, 133), até o dia 31.
A exposição reflete um mundo lúdico, que nos transporta às lembranças da infância no bairro, sentindo o gosto de chuva na grama verde, do vento fresco do sol da primavera”, diz Lucile. A artista plástica destaca que “as pipas no céu dão mesmo a impressão de olhos acompanhando de longe, numa visão panorâmica, o que embaixo vai acontecendo minuto após minuto, sem sabermos onde começa ou termina esse percorrer”.
Nascida no Ahu, Lucile desenha desde criança. Nos trabalhos usa lápis de cor, hidrográfica e nanquim. Seus desenhos mostram o bairro quase sempre de uma visão aérea. Suas marcas estão nas casas com lambrequins e a passagem do trem. “É uma recriação do tempo que, aos poucos, o mundo tentou cegar, mas que, diante das lembranças, traz à tona o sabor dos tempos em que esperar o trem nos trilhos dava a sensação de viagem ao redor do mundo; o mundo que construímos de olhos abertos e com o coração transbordando de saudade”.
Lucile é formada pela Faculdade de Artes do Paraná, Instituto de Desenho do Paraná e Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou em diversas instituições da cidade, como professora de desenhos, orientando alunos em diversos ateliês, ministrando aulas de encadernação e restauro de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário