terça-feira, 28 de junho de 2011

Exposição mostra as primeiras obras do Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer abriu a exposição “MAP: O Início do Acervo MON”, composta por 120 obras selecionadas da coleção do antigo Museu de Arte do Paraná (MAP), que deram origem ao primeiro acervo do MON. De tridimensionais a pinturas, de gravuras a desenhos, o público vai ter acesso a um recorte do que há de mais expressivo na produção de artistas visuais que viveram no Paraná.

Michaud, João Turin, Hermann Schiefelbein, Theodoro De Bona, Freyesleben, Erbo Stenzel, Fernando Velloso, João Osório Brzezinski, Eugênio Sigaud e Helena Wong são alguns dentre os muitos artistas que têm trabalhos expostos na sala Pancetti.

O curador da exposição, Ennio Marques Ferreira, conta que o MAP foi criado no dia 18 de março de 1987 e instalado num casarão de três andares na Praça Professor João Cândido, no Alto São Francisco, em Curitiba, onde atualmente funciona o Museu Paranaense.

O MAP surgiu para reunir obras que pertenciam ao patrimônio do governo e estavam espalhadas em gabinetes e outros espaços administrativos. Esse acervo, desde o início, aglutinou obras expressivas, tanto de estrangeiros que aqui fixaram residência como de artistas nascidos no Paraná e que aqui realizaram as suas manifestações”, afirma.

A diretora do MON, Estela Sandrini, observa que o surgimento do MAP foi um momento raro, no qual artistas e críticos deram as mãos para tornar possível a criação de um espaço expositivo.

Essa exposição tende a despertar muitas emoções. Para os que vivenciaram o MAP, será um reencontro com um período fascinante, bonito e inesquecível. Para os mais novos, será uma redescoberta da produção de visuais que aconteceu no Paraná”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário