terça-feira, 14 de junho de 2011

Um ano depois da morte de Saramago, cinzas do escritor serão colocadas em uma oliveira

As cinzas do escritor português José Saramago serão colocadas em uma oliveira, no Campos das Cebolas em Lisboa, no próximo sábado (18). A árvore centenária onde ficarão as cinzas de Saramago é a citada por ele no livro As Pequenas Memórias. No sábado, fará um ano da morte do escritor. Em homenagem a ele, ocorrerá uma cerimônia às 11h na presença de parentes, amigos e autoridades.
Na cerimônia, escritores homenagearão Saramago, como Jorge Vaz e Carvalho, que vai ler um trecho do texto Palavras para uma Cidade, de Saramago, no qual ele fala de Lisboa e suas lembranças sobre a capital, e Lídia Jorge que fez um material dedicado ao Nobel de Literatura.
A Fundação José Saramago informou que, ao lado da oliveira, será instalado um banco de jardim para que as “pessoas ali se possam sentar, recordar o escritor ou ler as suas obras". Para tornar o local eterno, será colocada uma placa com a frase: "Mas não subiu para as estrelas, se à terra pertencia" – do romance Memorial do Convento.
Na ocasião, será lançado o livro Palavras para José Saramago, uma coletânea com artigos publicados por ele em veículos de vários locais do mundo, e a obra infantil O Silêncio da Água, ilustrado pelo espanhol Manuel Estrada com um texto retirado de As Pequenas Memórias. Também será lançado o livro A Última Entrevista de José Saramago, do jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário