quinta-feira, 23 de junho de 2011

Grupo de MPB da UFPR apresenta "Musicae Brasilis"

Uma forma diferente de olhar a história brasileira através da música. Essa é a ideia do novo espetáculo do Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná. "Musicae Brasilis" será apresentado até 26 de junho, às 20h30 (sexta-feira e sábado) e às 19 horas (domingo), no Teatro da Reitoria. A entrada é gratuita.

"Musicae Brasilis" é uma coletânea de músicas pontuando passagens históricas do Brasil. A diretora musical do espetáculo, Doriane Rossi, conta que o repertório foi selecionado para transmitir ao público uma visão emotiva de cada um dos fatos apresentados, sem compromisso com cronologia ou coerência histórica. "Não há preocupação com a cronologia, pois é como se o povo brasileiro estivesse vivendo a história, conforme suas emoções", explica.

O repertório é uma viagem pela história da música brasileira, com sambas de todas as épocas, MPB - tradicional e atual - até o rock. De Chiquinha Gonzaga a Lenine, passando por Ary Barroso, Herivelto Martins, Ataulfo Alves e Gilberto Gil até Djavan, Chico Buarque, Edu Lobo e Cazuza. O Grupo de MPB apresenta também Linda Flor, o primeiro samba-canção registrado na história, do início do século XX, e uma mistura interessante, na mesma música, de obras de Carlos Gomes e Tom Jobim.

A direção musical é de Doriane Rossi e a direção cênica de Luis Berthier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário