quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Livro de Machado de Assis inspira espetáculo que ironiza contradições da sociedade brasileira na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo “Memórias de um Cão” neste final de semana. A montagem parte do estudo da obra de Machado de Assis para propor uma abordagem crítica das estratégias de dissimulação e autoengano que podem ser observadas nas relações sociais do Brasil.
A peça narra a trajetória de ascensão e queda de Rubião, um mestre-escola interiorano que, às vésperas da abolição da escravatura, se muda para a Corte, após receber uma herança de seu benfeitor, Quincas Borba. Este é um típico escravocrata, autodenominado filósofo, que ocupa seus dias ociosos com especulações malucas sobre a “natureza humana”.
Como condição para usufruir a herança, o recém-endinheirado deve cuidar do cão Quincas Borba, que tem o mesmo nome de seu benfeitor. Essa exigência testamentária traduz na prática as determinações do “humanitismo”, espécie de doutrina heterodoxa criada por Quincas Borba, cujo princípio pode ser sintetizado na máxima “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”.
Enquanto torra o dinheiro da herança, o mestre-escola experimenta uma vida de luxos e compensações imaginárias a tal ponto irreais que pensa ser o próprio imperador francês Napoleão III, numa clara alusão às pretensões da elite brasileira de tornar o Brasil uma nação do primeiro mundo, com a importação de um liberalismo fora do lugar e vistas grossas ao tráfico de escravos.

Coletivo Alfenim - A montagem surgiu a partir da leitura do romance “Quincas Borba” pelo Coletivo Alfenim. Fundado em 2007, em João Pessoa (PB), o grupo tem o objetivo de criar uma obra autoral com base em assuntos brasileiros. Trabalha com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é criado na sala de ensaios com a participação dos atores e demais artistas colaboradores.
Pautando-se pela ironia contida nessa espécie de antirromance, o espetáculo procura expor as contradições de uma sociedade em formação que almeja reconhecer-se no espelho da modernidade, sem abrir mão de prerrogativas de classe como a exploração da mão de obra escrava, a espoliação do incipiente trabalho livre e a apropriação da riqueza nacional por parte de sua elite econômica.

Recomendadas para maiores de 14 anos, as encenações de “Memórias de um Cão” acontecem nos dias 19, 20 e 21, sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário