terça-feira, 9 de agosto de 2016

Serie Solo Música traz a Curitiba Nelson González, virtuose de cuatro venezuelano

É o instrumento nacional da Venezuela e tem o nome da quantidade de cordas que possui. O cuatro venezuelano, que pertence à família das guitarras espanholas, naquele país é tocado tanto nas áreas rurais quanto na capital, Caracas. E tem como repertório a quase totalidade dos gêneros folclóricos daquele país, como o calipso, os villancicos, a música caribenha e campesina. Curiosamente, o instrumento não é tão conhecido no Brasil. Um solo de cuatro venezuelano nos palcos do país, então, é raridade. O virtuoso Nelson González tem nesta terça-feira (9) um desafio: realizar um recital absoluramente solo do instrumento, para uma plateia que supõe que pouco conheça música venezuelana e, por extensão, o cuatro. O recital em Curitiba acontece às 20h, na Caixa Cultural, dentro da Série Solo Música.
Este é um recital focado na música folclórica da América do Sul, algo que deveria ser mais comum em Curitiba e no Brasil, mas infelizmente, é pouco presente”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música. Ele só veio a conhecer o cuatro na Oficina de Música de Curitiba, há cerca de 4 anos. “Vieram grupos a Curitiba e o resultado foi maravilhoso”, relembra. A indicação de Nelson Gonzáles veio de outra pessoa: o cuatrista Javier Marin, que é adido cultural da Embaixada da Venezuela no Brasil. Após ter visto alguns recitais da Série Solo Música, Marin fez a sugestão de Nelson Gonzáles, músico que representa a música venezuelana e o cuatro em sua atualidade, colocando o instrumento como solista e não acompanhante. "O público terá uma bela surpresa pela sonoridade do instrumento, que para nós, brasileiros, lembra o cavaquinho e pelo talento de Nelson González”, enfatiza Collaço.

Virtuoso - Nascido em Valencia, capital do estado de Carabobo, na Venezuela, Nelson González toca cuatro venezuelano desde os cinco anos de idade. Aos 13 anos, tornou-se integrante da Estudantina "Luis Ernesto Quintero" de Carabobo e, depois, de outros grupos. Nas duas primeiras edições do festival “La Siembra del Cuatro”, realizados em 2004 e 2005, na cidade de Casanare, na Colômbia, Gonzáles obteve resultados expressivos. Foi finalista em 2004 e terceiro lugar em 2005. No mesmo ano, conquistou o segundo lugar no festival "La Tuna de Oro", em Barquisimeto, na Venezuela, e ganhou o primeiro lugar como solista no Festival Internacional "Santa Barbara de Arauca", na Colômbia. Em 2012, obteve o primeiro lugar na quarta edição do "La Siembra del Cuatro", evento realizado na cidade de Caracas.
Paralelamente à carreira artística, desenvolve o programa de educação musical “Carabobo Mi Cuatro Y Yo”, com apoio do governo de Carabobo, onde ensina cuatro venezuelano a mais de cem crianças carentes.Nelson González possui um CD gravado, “El cuatrero”.

A apresentação de Nelson González dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário