sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Maestro Roberto Tibiriçá vai reger dois concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná

A Orquestra Sinfônica do Paraná fará dois concertos, um neste domingo (7), às 10h30, e outro no dia 11 (quinta-feira), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com regência do maestro Roberto Tibiriçá.
O programa será o mesmo para as duas apresentações, com “Sinfonia N° 36 Linz”, de Mozart, e “Sinfonia Nº 4”, de Beethoven.
A “Sinfonia n° 36 Linz”, de Wolfgang Amadeus Mozart, abre o concerto. A obra foi escrita em três dias e, segundo os críticos, comprova a genialidade do compositor alemão. A primeira apresentação ao público aconteceu em 4 de novembro de 1783, na cidade austríaca de Linz, que deu nome à composição.
A segunda apresentação será a “Sinfonia n° 4, em si bemol maior, Op. 60”, de Ludwig van Beethoven. Escrita no verão de 1806, a obra foi dedicada ao conde de Oppersdorf, e meses depois foi apresentada ao público, em Hoftheater

ROBERTO TIBIRIÇÁ - Paulista e discípulo de Eleazar de Carvalho, com quem trabalhou durante 18 anos, após vencer o Concurso para Jovens Regentes da Osesp (Orquestra de São Paulo) em duas edições seguidas. Entre seus trabalhos estão o de regente-assistente no Teatro Nacional de São Carlos (SP); diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira; diretor artístico e regente titular da Orquestra Petrobras Sinfônica e diretor artístico da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli (SP).
Em 2010 assumiu como regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, na qual permaneceu até 2013. Foi também regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Campinas (SP), da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e da Orquestra Sinfônica do Sodre, Montevidéu (Uruguai).
Entre as premiações que recebeu, em 2010 e 2011, o 13º e 14º Prêmio Carlos Gomes como Melhor Regente Sinfônico (pelo trabalho com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli).
Em 2011 recebeu a Ordem do Ipiranga, a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek e o Prêmio da Associação dos Críticos Musicais de São Paulo como Melhor Regente (pelo trabalho com a Sinfônica Heliópolis e com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais). Ocupa a Cadeira Nº 5 da Academia Brasileira de Música.

Indicados para maiores de 7 anos, estes dois concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná têm ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário