quarta-feira, 3 de agosto de 2016

“Sobre Águas”, de Marco Giacomelli, segue em cartaz no MuMa

A exposição “Sobre Águas”, do artista multimídia florianopolitano Marco Giacomelli, oferece ao público uma oportunidade para conhecer um trabalho que desafia as fronteiras e rótulos tradicionais. Com a curadoria de Scott MacLeay, a mostra em cartaz no MuMA até 14 de agosto, é composta por fotografias, vídeos e áudios e convida a participar da viagem muito pessoal do artista que, com estas obras, compartilha o ambiente de toda sua vida.
Navegando por duas semanas pelo oceano índico, Marco registrou compulsivamente a deslumbrante variação da gama tonal com o efeito do sol refletindo nos movimentos da água. As mais de duas mil imagens coletadas foram o inicio de uma jornada de exploração conceitual e de uma investigação sobre como melhor comunicar seus pensamentos e sentimentos sobre as experiências vividas na relação de vida com o mar. 
Eu tiro a natureza do contexto originalSe visualizar a imagem sozinha é água em movimento, mas quando faço justaposição formo outra imagem e aí começa um diálogo”, diz o artista. “Ao observar três sequências de imagens fica evidente a desconstrução”, completa ele, avaliando que a fotografia é simplesmente um veículo para o estudo de um processo de criação.
Meu projeto é uma maneira diferente de retratar a natureza, não como eu a vejo, mas como a sinto”. “​É uma experiência verdadeiramente única, porque combina uma inocência quase infantil com a sofisticação conceitual cosmopolita de um cidadão do mundo”, observa MacLeay. Para o curador, é difícil falar do conteúdo no sentido tradicional. “Quando se discute as criações de Marco Giacomelli, vê-se que o processo é o seu conteúdo. E eles são indistinguíveis”, pondera.
A exposição de Marco Giacomelli pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita.​


Nenhum comentário:

Postar um comentário